Possibilidade de uma Educação Ambiental no Ensino Técnico por um caminho inverso à operacionalização da ciência e ao desenvolvimento sustentável<br>Possibility of an Environmental Education in Technical Education through a reverse way to science operation and sustainable development

Autores

  • Leda Belitardo de Oliveira Pereira Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SP
  • Raquel Gonçalves Octávio Faculdade de Tecnologia de Mococa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5687

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Técnico, Dimensão Política

Resumo

Esse trabalho discute a possibilidade de construção de uma Educação Ambiental, pela perspectiva valorativa, no Ensino Técnico. Tem-se como pressuposto que o ensino está impregnado do atual discurso político hegemônico da Educação para “sociedades sustentáveis” para o “desenvolvimento sustentável”, configurado como a operacionalização da natureza, por intermédio da ciência aplicada às tecnologias de subsídio ao modelo capitalista. Toma-se como referencial teórico a perspectiva de três dimensões: do conhecimento, dos valores e da participação dos cidadãos, de acordo com Carvalho (2006), o qual se fundamenta nas concepções filosóficas de Severino (2001), como possibilidade de diálogo, discussão e reflexão a caminho da ação significativa e enriquecedora do processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Belitardo de Oliveira Pereira, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SP

Mestre em Engª Agrícola pela Unicamp, área: Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável, Especialista em Gestão Ambiental, Engª Agrônoma e Pedagoga, Professora de Gestão Ambiental na Faculdade de Casa Branca/SP, Professora de Educação Ambiental e Diretora de Escola Técnica no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza em Aguaí/SP.

Raquel Gonçalves Octávio, Faculdade de Tecnologia de Mococa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/SP

Doutora em Educação pela Unicamp, área: Práticas Culturais. Especialista em Estudos Multiculturais. Licenciada em Letras e Pedagogia. Diretora Acadêmica da Faculdade Casa Branca/SP, Professora e Coordenadora da Faculdade de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza em Mococa/SP.

Referências

BARBIERI, José Carlos.; SILVA, Dirceu da. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. Revista Administração Mackenzie, vol. 12(3), p. 51-82. 2011.

BONOTTO, Dalva Maria Bonotto. Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental. Ciência e Educação, v.14, nº 2, p. 295-306, 2008.

BORNHEIM, Gerd Alberto. Filosofia e Política Ecológica. Revista Filosófica Brasileira, v. 1, n.2, p. 17-24. dez/1985.

BORNHEIM, Gerd Alberto. Os filósofos pré-socráticos; introdução, tradução e notas de Gerd A. Bornheim. 2ª ed. São Paulo, Cultrix, 1972, 129p.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer nº 11/2008, de instituição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. Disponível.em:<http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/pceb011_08.pdf>.Acesso.em:.5/nov/2015.

_______. Lei No 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação.Ambiental.1999..Disponível.em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em: 10/fev/2016.

_______. Ministério da Educação. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis.e.Responsabilidade.Global..Disponível.em:<http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf>. Acesso em: 29/maio/2015.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. MEC/SASE, 2014. Planejando a Próxima Década - Conhecendo as 20 Metas do Plano.Nacional.de.Educação..Disponível.em:<http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 17/junho/2015.

_______. Ministério do Meio Ambiente. Declaração da Conferência de ONU no Ambiente.Humano,.05a16/junho/1972..Disponível.em:.<http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/estocolmo.doc>. Acesso em: 20/out/2015.

_______. Resolução MEC/CNE/CEB, nº 3, de 9 de julho de 2008, dispõe da instituição e implantação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/pceb011_08.pdf>. Acesso.em:.12/nov/2015.

CARVALHO, Luiz Marcelo de. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, Heloisa; LOGAREZZI, Amadeu. EdUFSCar, 2006.p19-41.

CHALMERS, Alan. A fabricação da Ciência. Fundação Editora da Unesp, 1994. p. 185.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à Filosofia. 13ª Ed. Ática, São Paulo, 2004. 424p.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Rousseau, Vida e Obra. São Paulo, Nova Cultural, 1999. p.5-26.

Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. (CMMAD) Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1991.

DESCARTES, Renè. Discurso do método. Coleção Os Pensadores, São Paulo, Nova Cultural, 1987, p. 37-79.

EÇA, Teresa Torres Pereira de. Educação através da arte para um futuro sustentável. Cadernos CEDES vol.30, nº.80, Campinas, jan./abr. 2010.

GUIMARÃES, Roberto Pereira.; FONTOURA, Yuna Souza dos Reis da. Rio+20 ou Rio-20? Crônica de um fracasso anunciado. Revista Ambiente & Sociedade. São Paulo v. xv, n.3,p.19-39,set.-dez.2012.

LA TAILLE, Yves de. Para um estudo psicológico das virtudes morais. Educação e Pesquisa, v.26, n.2, p.109-121, jul/dez. 2000.

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. Editora Cortez, 5. Ed. São Paulo. 2002. p. 239.

MALHEIROS, Tadeu Fabrício.; PHLIPPI, Arlindo Jr.; COUTINHO, Sonia Maria Viggiani. Agenda 21 Nacional e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável: contexto brasileiro. Revista Saúde e Sociedade. São Paulo, v.17, n.1, p.7-20, 2008.

MÈZAROS, István. Filosofia, Ideologia e Ciência Social. 2² reimpressão. Boitempo Editoral. São Paulo, 2013.

NUCCI, Lery. Psicologia moral e educação: para além de crianças "boazinhas". Educação e Pesquisa, São Paulo, vol.26, n..2, p.71-89. 2000.

UNESCO. Intergovernmental Conference on Environmental Education organlied by Unesco in co-operation with UNEP Tbilisi (USSR) 74 - 26 October 1977. Final Report..Paris,.abril/1978..Disponívelem:<http://www.educacaoambiental.pro.br/victor/Unidades/tbilisirelatoriofinal.pdf>. Acesso em: 25/fev/2016.

________. Organización de las Naciones Unidas para I’Educación, la Ciencia y la Cultura..Educación para um futuro sostenible: una visión transdisciplinaria para una.acción.concertada..Paris:.nov/1997..Disponível.em:<http://unesdoc.unesco.org/images/0011/001106/110686S.pdf.>. Acesso em: 28/maio/2015.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo. Difusão Européia do Livro. 2 ed. 1973. p. 09-167.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, Sujeito e História. São Paulo: Olho d’Água, 2001.

Downloads

Publicado

2016-10-14

Como Citar

Pereira, L. B. de O., & Octávio, R. G. (2016). Possibilidade de uma Educação Ambiental no Ensino Técnico por um caminho inverso à operacionalização da ciência e ao desenvolvimento sustentável<br>Possibility of an Environmental Education in Technical Education through a reverse way to science operation and sustainable development. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 227–246. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5687

Edição

Seção

Artigos