Projeto Ecoponto na Escola, uma experiência de Educação Ambiental intergeracional em escolas públicas de Palmas – TO

Autores

  • Fernando Afonso Nunes Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins, UFT.
  • Chryss Ferreira Macêdo Faculdade Católica do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5659

Palavras-chave:

Educação ambiental, Intergeracionalidade, Ecoponto.

Resumo

A Educação Ambiental tem assumido nos últimos anos o grande desafio de garantir a construção de uma sociedade sustentável, em que se promovam na relação com o planeta e seus recursos, valores éticos como cooperação, solidariedade, generosidade, tolerância, dignidade e respeito à diversidade. A participação do idoso na aplicação da educação ambiental no ambiente escolar tornou-se fundamental para a execução do projeto Ecoponto nas escolas, mostrando aos alunos que as relações intergeracionais possibilitam a construção de uma nova imagem da velhice e troca de saberes, contribuindo com a evolução social e combatendo preconceitos através da preservação do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Afonso Nunes Filho, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Engenharia Ambiental, Universidade Católica do Tocantins, UFT, Brasil. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Faculdade de Tecnologia Machado de Assis, Brasil. Especialização em Gestão Social, Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil. Mestrando em Educação, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins, UFT.

Graduação em Serviço Social, Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil. Especialização em Didática Universitária, Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.Mestrado em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Doutorado em Ciência do Movimento Humano, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Chryss Ferreira Macêdo, Faculdade Católica do Tocantins

Graduação em Gestão Ambiental. Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil. Especialização em Gestão Pública e Sociedade. Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil. Especialização em MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental. Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil. Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental. Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.

Referências

BARCELOS, V. Educação ambiental e Literatura: a contribuição das idéias de Octavio Paz. In: BARCELOS, V.; NOAL, F. O . (Orgs). Educação ambiental e cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2003.

BRASIL. MEC. Especialização Em Educação Ambiental Com Ênfase Em Espaços Educadores Sustentáveis. 1. ed. Brasília, DF: Educação à Distância. 2009.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Pensando o trabalho educativo. Educativa Goiânia, v. 14, n. 2, p. 313-326, jul./dez. 2011.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

LIMA, Gustavo da Costa. O discurso da sustentabilidade e suas implicações para a educação. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 6, n. 2, p. 99-119, 2003.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 13º ed., São Paulo: Malheiros, 2005.

OSÓRIO, Neila Barbosa. Universidade da Maturidade/Universidade Federal do Tocantins: A sensibilização do Ser Humano acima de 45 anos para um Envelhecimento Digno e Ativo. Palmas - Tocantins, 2006.

OSÓRIO, Neila Barbosa; SILVA NETO Luiz Sinésio; MONTEIRO de Sousa Domingas. UNIVERSIDADE DA MATURIDADE: ressignificando vidas. In: VI JORNADA DE POLÍTICAS PÚBLICAS CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, São Luís, Maranhão, Universidade Federal do Maranhão 2013.

REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e Representação Social. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012

ROLIM, Carmem; SANTOS, Jocyleia Santana dos. Formação de professores: elos e ressonâncias do pensamento reflexivo. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 133-140, maio 2012.

SANTOS, Franciely Ribeiro. Educação ambiental, memória e a construção de saberes ambientais. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE EDIÇÃO INTERNACIONAL e III CONGRESSO IBERO – AMERICANO SOBRE VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS – CIAVE - TEMÁTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CURITIBA - PR, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, 2008.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, António, “Os Professores e sua Formação”. Portugal (Lisboa): Publicações Dom Quixote, 1995 (2.a edição)

SILVA, Marina. Prefácio. In: FERRARO-JUNIOR, L. A. (Coord.) Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental,. p. 5. 2005.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Nunes Filho, F. A., Barbosa Osório, N., & Ferreira Macêdo, C. (2017). Projeto Ecoponto na Escola, uma experiência de Educação Ambiental intergeracional em escolas públicas de Palmas – TO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 237–256. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5659