A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação Ambiental<br>The Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education

Autores

  • Shalimar Calegari Zanatta UNESPAR
  • Márcia Regina Royer UNESPAR
  • Eliane Picão da Silva Costa UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5647

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Professor de ciências

Resumo

No Brasil, de acordo com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), a Educação Ambiental (E.A.) deve ser abordada como um tema transversal em todas as disciplinas ministradas e, apesar da polêmica em torno da definição de transdisciplinaridade e quais as ações que a efetive como processo pedagógico, a complexidade que envolve os temas relacionados à E.A. exige o desenvolvimento de uma visão holística sobre as interações Meio Ambiente - Sociedade. A questão que discutimos aqui é como o professor deve proceder em sala de aula para abordar temas relacionados com a E.A. e se ele está sendo adequadamente preparado para isso. No entanto, resultados preliminares com acadêmicos do último ano do curso Graduação em Ciências – Licenciatura Plena, mostraram uma concepção denominada como reducionismo ecologista em questões que abordam a E.A. Este trabalho aponta que conceitos de Física e Química são tão relevantes quanto os conceitos de Biologia, além dos conceitos de Política, Economia e Sociologia para o desenvolvimento de um raciocínio transdicisplinar, necessário para promover a E.A. numa abordagem da aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shalimar Calegari Zanatta, UNESPAR

Professora de Física do curso de Ciências Biológicas com doutorado em Física da Matéria Condensada. Atualmente é professora e orientadora do programa de pós graduação Stricto Senso - PPIFOR, Formação Interdisciplinar de professores.

Márcia Regina Royer, UNESPAR

Professora de Biologia do departamento de Ciências Biológicas com doutorado em melhoramento genético. Atualmente professora Stricto Senso do PPIFOR - Formação interdisciplinar de professores.

Eliane Picão da Silva Costa, UNESPAR

Licenciada em Ciências Biológicas. Acadêmica da pós graduação PPIFOR.

Referências

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DOU de 23/12/1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: p. 26,1997.

BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de1999. Dispõe sobre Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Brasília: DOU de 28/04/1999.

CARSON, RACHEL. Primavera Silenciosa. São Paulo: Melhoramentos, 1962.

DAJOZ, ROGER. Princípios de Ecologia. 7. ed., Rio de Janeiro: Artmed, 2005.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André Peres. Metodologia do ensino de ciências. Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor. São Paulo: Cortez, 1990.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 6. ed., 2004.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, p. 13, 1991.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes e colaboradores. Práticas Interdisciplinares na Escola. São Paulo: Cortez, 3. ed., 1996.

JAPIASSÚ, Hilton. A questão da interdisciplinaridade. In: Seminário Internacional Sobre Reestruturação Curricular. Anais. Porto Alegre, 1994.

MARINHO, Alessandra Machado Simões. A Educação Ambiental e o Desafio da Interdisciplinaridade. Dissertação (Mestrado em Educação) – PUC de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2004.

PHILIPPI JR, Arlindo; PELICIONI, Maria Cecilia Focesi. Educação Ambiental e Sustentabilidade. In: Bassoi, L. J. A Poluição das Águas. Barueri, SP: Manole, p.184, 2005.

PHILIPPI JR., Arlindo; TUCCI, Carlos Eduardo Morelli; HOGAN, Daniel Joseph; NAVEGANTES, Raul (editores). Interdisciplinaridade em ciências ambientais. São Paulo: Signus, p. 5, 2000.

PURVES, William; SADAVA, David; ORIANS, Gordon; HELLER, H. Craig Vida. A Ciência da Biologia. 6. ed., Porto Alegre: Artmed, 2002.

SATO, Michele; CARVALHO, Isabel Cristina Moura. (Orgs). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, n.31, v.2, p317-322, 2005.

MELO, Vander de Freitas; ALLEONI, Luís Reynaldo (editores). Química e Mineralogia do Solo. Parte I – Aplicações. Viçosa, MG: SBCS, 2009.

SOUZA, Luis. Gasto de água na indústria e na agropecuária. Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/meio-ambiente-agua-consumo-sustentabilidade-industria-agropecuaria-561812.shtmln Acesso em: jul. de 2015.

Downloads

Publicado

2016-10-14

Como Citar

Zanatta, S. C., Royer, M. R., & Costa, E. P. da S. (2016). A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação Ambiental<br>The Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 142–157. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5647

Edição

Seção

Artigos