Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de Professores<br>Envirnmental Education and Education in Values in Teacher Training

Autores

  • Gabriela Rodrigues Longo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5624

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação em Valores, Formação de Professores

Resumo

A dimensão axiológica tem sido considerada um importante conteúdo de ensino, sobretudo ao tratarmos de certas temáticas, como a temática ambiental. Essa dimensão, então, fica evidente na temática ambiental quando o que se propõe é a construção de novas formas de relação entre sociedade e natureza, já que estas se pautam nos valores vigentes na sociedade atual e, para que ocorram mudanças nessa relação, é necessário também uma mudança de valores. É nesse sentido que a educação deve entrar para suprir as lacunas deixadas por esse padrão social que foi construído e, junto a isso, caminha a formação do educador ambiental que será responsável por trazer tão complexas temáticas para dentro da sala de aula. Nesse contexto, e percebendo que os professores não são formados para trabalhar diretamente com valores, o presente trabalho se propõe a discorrer a respeito da relação entre a formação dos educadores ambientais com a educação ambiental e valores e suas limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues Longo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus de Rio Claro

Formada em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Cursando Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação no Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Câmpus de Rio Claro.

Referências

BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. Educação Ambiental e Educação em Valores em um programa de formação docente. REEC Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 7, 2008, p. 313-336.

_____________________________; SEMPREBONE, Angela. Educação ambiental e educação em valores em livros didáticos de ciências naturais. Ciência e Educação, Bauru. v. 16, n. 1, p. 131-148, 2010.

BRAGAGNOLO, Felipe ; KUIAVA, Evaldo Antônio. Ética e Valores Morais na Formação de Profissionais da Educação. In: V Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul. Anais do V CINFE Congresso Internecional de Filosofia e Educação, 2010.

CARVALHO, Luiz Marcelo de. A Temática Ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. São Carlos: Editora da UFSCar, 2006.

CHEW, Edwin. Views, Values and Perceptions in Geographical Fieldwork in Singapore Schools. International Research in Geographical and Environmental Education, v. 17, n.4, 2008.

CORREIA, Marinêz Luiza. A formação inicial do professor: os desafios e tensões que a prática pedagógica impõe. Analecta, Guarapuava, v. 9, n. 2, p.11-20, jul./dez 2008.

GOUVÊA, Giana Raquel Rosa. Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental. Educar, Curitiba, n. 27, p. 163-179, 2006. Editora UFPR.

JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães; TOMANIK, Eduardo Augusto. Representações Sociais de Meio Ambiente: Subsídios para a Formação Continuada de Professores. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 181-199, 2013.

KRONLID, David O.; ÖHMAN, Johan. An environmental ethical conceptual framework for research on sustainability and environmental education. Environmental Education Research, v. 19, n. 1, p. 21-44, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13504622.2012.687043. Acesso em: 16 jan. 2016.

LEWIS, Elaine; MANSFIELD, Caroline; BAUDAINS, Catherine. Getting down and dirty: Values in education for sustainability. Issues in Educational Research, v. 18, n. 2, 2008.

LOUREIRO, Carlos Frederico B.; TREIN, Eunice; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; NOVICKI, Victor. Contribuições da Teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cadernos do CEDES (UNICAMP), v. 29, n. 77, 2009.

MENIN, Maria Suzanna de Stefano. Valores na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p.91-100, jan./jun. 2002.

MINGUET, Pilar Aznar; MARTINEZ-AGUT, M. Pilar; PALACIOS, Belen; PIÑERO, Albert; ULL, M. Angeles. Introducing sustainability into university curricula: an indicator and baseline survey of the views of university teachers at the University of Valencia. Environmental Education Research, v. 17, n. 2, p. 145-166, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13504622.2010.502590. Acesso em: 16 jan. 2016.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, abril 2001. p. 27-42.

O’FLAHERTY, Joanne; LIDDY, Mags; TANSEY, Lorraine; ROCHE, Cathy. Educating engaged citizens: four projects from Ireland. Education + Training, v. 53, n. 4, p. 267-283, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1108/00400911111138442. Acesso em: 16 jan. 2016.

SATO, Michele. Formação em Educação Ambiental – da escola à comunidade. In: MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Panorama da educação ambiental no ensino fundamental, Brasília: MEC, SEF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/panorama.pdf. Acesso em: 16 jan. 2016.

SENA, Lívia Moreiras; BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. A Dimensão Valorativa Da Temática Ambiental e o Trabalho com Valores em Aulas de Ciências. Nuances: Estudos Sobre Educação, Presidente Prudente, v. 23, n. 24, p.179-199, set./dez 2012.

SOUZA, Daniele Cristina de. Ejes Temáticos en la Investigación Sobre Formación de Profesores para Educación Ambiental en el Brasil: un estudio de monografías y tesis en las áreas de educación y enseñanza de las ciencias y las matemáticas (2003-2007). Góndola, v.6, n.1, p. 49-61, 2011.

TOZZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.9, p.33-50, 2001.

Downloads

Publicado

2016-05-31

Como Citar

Longo, G. R. (2016). Educação Ambiental e Educação em Valores na Formação de Professores<br>Envirnmental Education and Education in Values in Teacher Training. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 256–268. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5624