Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão

Autores

  • Jorge Sobral da Silva Maia Universidade Estadual do Norte do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5544

Palavras-chave:

Epistemologia, Filosofia da práxis, Educação ambiental crítica, Política.

Resumo

Neste artigo discuto a educação ambiental considerando os elementos que influenciaram, em alguma medida, a pesquisa na área no Brasil nos últimos anos. Objetiva-se explicitar os elementos epistemológicos, a crítica aos modelos desenvolvidos no período e os avanços teóricos e práticos conquistados. Ainda, discuto a necessidade de ampliação do debate para o campo político em relação às ações que vêm potencializando a força destrutiva do Capital sobre os ambientes e as condições sociais no país. Concluo com a defesa da filosofia da práxis com estratégia e fundamento teórico e prático para o enfrentamento do aumento da degradação socioambiental na contemporaneidade e para a ampliação das ações de educação ambiental crítica a todos os espaços, solidificando a perspectiva crítica, emancipatória e transformadora que lhe é própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Sobral da Silva Maia, Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Professor do Programa de pós-graduação em Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Sociais aplicadas e Diretor de pós-graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Líder do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência (LEPEC).

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Maia, J. S. da S. (2015). Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 283–298. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5544

Edição

Seção

Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)