Formação docente e educação ambiental: por uma Pedagogia do cuidado<br>teacher training and environmental education: for a care Pedagogy

Autores

  • Maria Gorete Cavalcante Pequeno Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5428

Palavras-chave:

Formação Continuada, Educação Ambiental, Pedagogia do Cuidado.

Resumo

A crise ambiental global exige a mobilização dos diversos setores sociais, inclusive da educação. A Educação Ambiental (EA) emerge como componente essencial da educação em todos os níveis, em virtude de sua capacidade de promover a Pedagogia do Cuidado. Este artigo analisa os impactos da Formação Continuada em EA proposta pelo Programa Vamos Cuidar do Brasil Com as Escolas, no estado da Paraíba, por meio uma pesquisa de abordagem qualitativa nos moldes da Análise de Conteúdo e entrevista com dez professoras/es da Educação Infantil e Ensino Fundamental de cinco escolas públicas de três municípios. Os resultados indicam que essa formação pouco contribuiu para a institucionalização da EA e a promoção do cuidado na escola que, para “Cuidar do Brasil”, precisa (re)aprender a cuidar de si mesma, promovendo a Pedagogia do Cuidado.

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Biografia do Autor

Maria Gorete Cavalcante Pequeno, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Mestre em Desenvolvimento e meio Ambiente e doutora em Educação. Professora da Universidade estadual da Paraíba, Departamento de Educação, Curso de Pedagogia.

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Publicado

2016-05-31

Como Citar

Cavalcante Pequeno, M. G. (2016). Formação docente e educação ambiental: por uma Pedagogia do cuidado<br>teacher training and environmental education: for a care Pedagogy. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 213–232. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5428