Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB

Autores

  • Layana Dantas Alencar Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Maria de Fátima Nóbrega Barbosa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Erivaldo Moreira Barbosa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4921

Palavras-chave:

Educação Ambiental, PNEA, Escola Pública

Resumo

O estudo objetivou realizar um comparativo da percepção dos atores sociais, mais diretamente envolvidos com uma escola pública de Campina Grande - PB, acerca das relações entre a PNEA e as práticas de Educação Ambiental. Utilizou-se no estudo o método hermenêutico-sistêmico e o estudo de caso. Observou-se certo descompasso entre as opiniões de cada ator social, bem como elevado nível de distanciamento entre o os fundamentos da Educação Ambiental e as práticas ambientais da instituição. Outros fatores contribuem para a não inserção da Educação Ambiental, dentre eles, a falta de formação complementar dos docentes, o apego ao ensino tradicional e a inércia do Poder Público. Conclui-se que a não aplicabilidade da PNEA ainda é bem considerável, sendo este fator contribuinte para a não inserção da Educação Ambiental na escola.

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Biografia do Autor

Layana Dantas Alencar, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2014), na Área: Sociedade e Recursos Naturais. Pós-Graduanda em Direito Penal e Processual Penal pelo Instituto Elpídio Donizetti. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Capina Grande. Professora Adjunta do Curso de Administração da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande.

Erivaldo Moreira Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Economia Rural pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor Adjunto do Curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

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Publicado

2015-08-04

Como Citar

Alencar, L. D., Barbosa, M. de F. N., & Barbosa, E. M. (2015). Educação ambiental: análise comparativa dos dados obtidos com os atores sociais de uma escola pública de ensino médio de Campina Grande – PB. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 58–78. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4921

Edição

Seção

Artigos