COM-VIDA: dos documentos à sua implementação em duas escolas de Teresina, Piauí.

Autores

  • Raquel Sousa Valois Universidade Federal do Piauí
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4652

Palavras-chave:

Política Pública, Educação Ambiental, COM-VIDA.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar os documentos que norteiam a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), bem como a sua implementação em duas escolas públicas de Teresina, Piauí, buscando estabelecer aproximações e distanciamentos entre o proposto nos documentos oficiais e o efetivado. Entrevistas e análise documental foram utilizadas na análise dos dados. Os resultados apontam pouca mudança entre as versões dos documentos oficiais e, ao ser implementada nas escolas, a proposta da COM-VIDA foi modificada pelos participantes. Concluímos que o documento oficial é formado por partes prescritivas, mas oferece aos sujeitos a possibilidade de desenvolverem ações de acordo com a sua realidade. A COM-VIDA foi reinterpretada pelos envolvidos quando efetivada na prática, o que provocou mudanças nos princípios e objetivos da proposta inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Sousa Valois, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2010) e mestrado em Educação (Eixo Temático: Educação Ambiental) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professora auxiliar I da Universidade Federal do Piauí- UFPI, Campus Amilcar Ferreira Sobra- CAFS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e ensino de ciências/biologia.

Downloads

Publicado

2015-11-23

Como Citar

Valois, R. S., & Cavalari, R. M. F. (2015). COM-VIDA: dos documentos à sua implementação em duas escolas de Teresina, Piauí. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 84–104. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4652