A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia

Autores

  • Ricardo Gauterio Cruz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Rossane Vinhas Bigliardi Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Luis Fernando Minasi Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4623

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Crise Civilizatória, Ideologia

Resumo

No contexto da crise do modo de produção em que vivemos, que tem na crise ambiental uma de suas manifestações, e entendendo a Educação Ambiental como uma tentativa de apresentar as respostas necessárias à superação de tal problemática, compreendemos necessário distinguir que tipo de saberes acerca da Educação Ambiental estão sendo trabalhados em nível de pós-graduação. Procedemos, assim, a análise de algumas dissertações defendidas junto ao PPGEA-FURG, de modo a revelar as representações dos sujeitos em face da realidade, movimento que nos possibilitou compreender a ideologia – enquanto conjunto de ideias, crenças e valores que conduzem os indivíduos a desenvolverem uma compreensão de mundo determinada a partir dos interesses de classe dos intelectuais que a produzem – um forte componente da constituição destes pesquisadores.

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Biografia do Autor

Ricardo Gauterio Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG

Rossane Vinhas Bigliardi, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG

Luis Fernando Minasi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFRGS

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Cruz, R. G., Bigliardi, R. V., & Minasi, L. F. (2014). A formação do pesquisador da Educação Ambiental: reflexões a partir da categoria de ideologia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 39–57. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4623

Edição

Seção

Artigos