Protagonismo juvenil: um ensaio de participação do Programa Projovem Adolescente de Borborema-PB <BR> Youth leadership: A test participation Projovem Adolescent Program Borborema-PB

Autores

  • Karine de Andrade Calado Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3909

Palavras-chave:

Protagonismo Juvenil. Meio Ambiente. Educação Ambiental.

Resumo

O artigo aborda a participação da juventude na comunidade enquanto uma estratégia de promover o protagonismo juvenil no Meio Ambiente. Aponta como uma possível ferramenta para subsidiar a efetivação da participação dos jovens, a Educação Ambiental, que compreende a realidade socioambiental em sua totalidade e propicia uma sensibilização individual e coletiva, na forma de pensar e agir referente ao ambiente. Apresenta-se o Programa Projovem Adolescente, que é um programa social do governo federal, destinado aos adolescentes de famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família e que tem como principal cerne originar o protagonismo juvenil, bem como ações desenvolvidas com a participação desses. Conclui-se com a advertência da importância da articulação entre participação, juventude e comunidade para a produção de mudanças socioambientais significativas no Meio Ambiente. Palavras-chave: Protagonismo Juvenil. Meio Ambiente. Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, IBGE. Cidades, Infográficos, Paraíba, Borborema. Censo 2010. Disponível em: < www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=250270 >. Acesso em: 24 ago 2013.

_______, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Caderno do Orientador Social: Ciclo II. Percurso Socioeducativo V. Coletivo “Articulador-Realizador”: Participação cidadã. 1ed. Brasília, 2009.

_______, Política Nacional de Assistência Social – PNAS (aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social por intermédio da Resolução nº.145, de 15 de outubro de 2004) e publicada no Diário Oficial da União: Brasília, 2004.

CALADO, K. de A. A Educação Ambiental na Ótica do Programa Projovem Adolescente de Borborema-PB. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, 10.,2012, Recife. Anais ... Recife: SENAC, 2012. 1 CD-ROM

CANANÉA, F. A. Gestão Educacional e Protagonismo juvenil: participação e identidade na escola que deseja reencantar. In: CANANÉA, Fernando Abath (Org.) Diálogos Educacionais Contemporâneos. João Pessoa, PB: Inprell Gráfica e Editora, 2012.

CARVALHO, I. C. M. Ambientalismo e juventude: o sujeito ecológico e o horizonte da ação política contemporânea. In: Novaes, Regina; Vannuchi, Paulo (Orgs). Juventude e Sociedade; trabalho, educação, cultura e participação. Fundação Perseu Abramo e Instituto da Cidadania, São Paulo, 2004. Disponível em: <http://www.cpd1.ufmt.br/gpea/pub/icarvalho_ambientalismo%20juventude.pdf>. Acesso em: 12 nov 2012.

GIARETTA, J. B. Z. et al. Gestão Ambiental no Brasil: Condicionantes à Participação Social. Disponível em: < http://www.anppas.org.br/encontro5/cd/artigos/GT3-229-420-20100828170940.pdf > Acesso em 10 set 2012.

JORGE, L. C. O Conceito e as Vantagens da Coleta Seletiva. Disponível em: < www.webartigos.com/articles/54955/1/--O-Conceito-e-as-Vantagens-da-Coleta-Seletiva > Acesso em 29 mar. 2011.

LEME, S. E. G. et al. Protagonismo Juvenil e Educação Ambiental por Meio de Atividades Lúdicas. Disponível em: < www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2499_1672.pdf. > Acesso em 29 mar. 2011.

MENEZES, L. O. Juventude e Meio Ambiente. Disponível em: Acesso em 12 nov. 2012.

NOVAES, R. A juventude de hoje: (Re) Invenções da Participação Social, 2005. Disponível em: < http://www.infojovem.org.br/infopedia/tematicas/participacao/participacao-social/> Acesso em 12 nov 2012.

REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1998.

SATO, M. Formação em educação ambiental da escola à comunidade. In: COEA/MEC (org.) Panorama da Educação Ambiental no Brasil. Brasília: MEC, março de 2000, p. 5-13.

SILVA, da C. A. et al. Análise Preliminar do Meio Ambiente como tema transversal em duas escolas de Pinheiros- MA. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. ISSN1517-1256, volume 12, janeiro a junho de 2004.

Downloads

Publicado

2014-01-13

Como Citar

Calado, K. de A. (2014). Protagonismo juvenil: um ensaio de participação do Programa Projovem Adolescente de Borborema-PB <BR> Youth leadership: A test participation Projovem Adolescent Program Borborema-PB. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(2), 247–289. https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3909

Edição

Seção

Artigos