Política Estadual de Educação Ambiental na Bahia: desafios à participação democrática.

Autores

  • Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter Universidade Federal de São Carlos.
  • Luiz Antônio Ferraro Jr. Professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3534

Palavras-chave:

políticas públicas, participação social, democracia

Resumo

O presente artigo apresenta aspectos relativos à democracia e participação social, na consulta pública para elaboração da Política e Programa Estadual de Educação Ambiental da Bahia. O processo foi concebido no âmbito da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia - CIEA-BA. Nos anos de 2008 e 2009, a Diretoria de Educação Ambiental da Bahia e a CIEA-BA conduziram os seminários de consulta pública que envolveu aproximadamente 5000 pessoas. Foi uma prática inédita no estado, para elaboração de uma lei e programa. A pesquisa qualitativa envolveu pesquisa documental, questionários e entrevistas com a equipe executora da consulta pública. Os principais limites foram o déficit de compreensão do conjunto de sujeitos envolvidos e a insuficiência do tempo, consideradas as causas históricas, estruturais e culturais que dificultam a participação política no Brasil.

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Biografia do Autor

Lakshmi Juliane Vallim Hofstatter, Universidade Federal de São Carlos.

Mestranda em Ecologia e Recursos Naturais, Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos, Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (GEPEA).

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Publicado

2013-07-31

Como Citar

Hofstatter, L. J. V., & Ferraro Jr., L. A. (2013). Política Estadual de Educação Ambiental na Bahia: desafios à participação democrática. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 217–236. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3534

Edição

Seção

Artigos