Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente

Autores

  • Everton Mario de Oliveira Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Walquiria Menna Brusamolin Santos Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Josmaria Lopes de Morais Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Fátima de Jesus Bassetti Universidade Tecnologica Federal do Paraná
  • Rosangela Bergamasco Universidade Tecnologica Federal do Paraná Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3532

Palavras-chave:

percepção ambiental, educação ambiental, sensibilização

Resumo

O estudo da percepção ambiental aliado a atividades de sensibilização podem favorecer a preservação e o uso mais sustentável dos recursos ambientais. Utilizando-se dessas ferramentas de Educação Ambiental, o presente estudo qualitativo de caráter exploratório investigou as percepções ambientais referentes aos recursos hídricos, revelados por alunos de um colégio público no município de Mandirituba-PR, através de questionários e relatórios aplicados em sala de aula. Como forma de sensibilização, foram realizadas atividades práticas por meio de visita a uma nascente, entrevista com uma proprietária rural e dinâmica de grupo. Os resultados obtidos apontaram que, previamente ás atividades de sensibilização, a percepção ambiental dos alunos era deficiente, houve predominância de respostas pouco elaboradas e de alunos que não sabiam responder às perguntas. Após as atividades, houve melhora na percepção sobre a proveniência da água das torneiras; aumentou o número de alunos que relacionaram a agricultura às interferências nos corpos hídricos, por meio dos agrotóxicos e assoreamento dos mesmos; e nos relatórios individuais, observou-se que no contexto geral, os alunos compreenderam a importância das nascentes e da mata ciliar como forma de preservação das mesmas. Verificou-se que o estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Mario de Oliveira, Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Geógrafo, Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental/ PPGCTA/ CEP - 81280-340 – Curitiba – Paraná – Brasil

Walquiria Menna Brusamolin Santos, Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Bióloga, Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental/ PPGCTA/ CEP - 81280-340 – Curitiba – Paraná – Brasil

Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Química, Doutora em Química pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental/ PPGCTA/ CEP - 81280-340 – Curitiba – Paraná – Brasil

Fátima de Jesus Bassetti, Universidade Tecnologica Federal do Paraná

Engenheira Química, Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental/ PPGCTA/ CEP - 81280-340 – Curitiba – Paraná – Brasil

Rosangela Bergamasco, Universidade Tecnologica Federal do Paraná Universidade Estadual de Maringá

Engenheira Química, Doutora em Engenharia Química - Universite de Montpellier II (Scien. et Tech Du Languedoc) e Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doc em Engenharia Química - Université Laval - Québec- Canadá. Professora associada da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BASTOS, Fernanda. Ferreira.; MACEDO, Neuseli. Souza. Sá.; MOREIRA, Nivia. Maria. Carvalho. Perissé. A educação ambiental no curso normal superior do Instituto Superior de Educação de Santo Antonio de Pádua: um estudo de caso. 2005. 51 f. Monografia - Fundação de Apoio à Escola Técnica, Santo Antônio de Pádua, 2005.

CAMPOS, Milton. César. Costa., et. al. Percepção ambiental: experiência em escolas de ensino fundamental em Humaitá (AM). Ambiência Guarapuava (PR), v.8 n.1 p.35-46, 2012 ISSN 1808 – 0251.

COSTA, Cristiano. Cunha. MAROTI, Paulo. Sergio. Expedições Científicas com Alunos de uma Escola Rural: Educação Ambiental em Recursos Hídricos. http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=758&class=0 No. 29 - 16/09/2009.

DAMINELLI, Rebeca. Mattos.; SILVA, Sandro. Menezes. Casos de Sucesso na Educação Ambiental. Curitiba: IESDE, 2009.

FILIPINI, Gedalva. Terezinha. Ribeiro. et al. A educação ambiental em bacias hidrográficas: uma experiência nas escolas públicas do Rio do Peixe (SC). Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. v. especial, setembro de 2010.

FRANK, Beate. Promoção da gestão de recursos hídricos em bacia hidrográfica: aprendizagem do projeto Piava. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. v. especial, setembro de 2010.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censo Demográfico 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/primeiros_resultados/default_primeiros_resultados.shtm. Acesso em: 06/11/2012.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Perfil dos Municípios. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/perfil_municipal/MontaPerfil.php?Municipio=83800&btOk=ok. Acesso em: 09/11/2012.

LAYRARGUES, Philippe. Pomier. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In: LOUREIRO, Carlos. Frederico. et al (Orgs.) Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez. p. 72-103. 2006.

MENEZES, João. Paulo. Cunha.; BERTOSSI, Ana. Paula. Almeida. Percepção ambiental dos produtores agrícolas e qualidade da água em propriedades rurais. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. v. 27, julho a dezembro de 2011.

RODRIGUES, Aline. Sueli. Lima. et al. Análise das percepções ambientais e dos conhecimentos de alguns conceitos referentes às nascentes de rios revelados por jovens e adultos de uma escola no município de Ouro Preto, MG. R. bras. Bioci., Porto Alegre, v. 8, n. 4, p. 355-361, out./dez. 2010.

SPAZZIANI, Maria. Lourdes.; SILVA, Pedro. Fernandes. Planejamento e Avaliação em Projetos de Educação Ambiental. Curitiba: IESDE, 2009.

TSAI, Wen. Tien. An investigation of Taiwan’s education regulations and policies for pursuing environmental sustainability. International Journal of Educational Development v.32. 359–365. 2012.

Downloads

Publicado

2013-07-31

Como Citar

Oliveira, E. M. de, Santos, W. M. B., Morais, J. L. de, Bassetti, F. de J., & Bergamasco, R. (2013). Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 23–37. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3532

Edição

Seção

Artigos