UM OLHAR ECOLÓGICO SOBRE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Luciana Barbosa da Silva Vega Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Simone dos Santos Paludo Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3500

Palavras-chave:

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Educação Ambiental, Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano.

Resumo

A exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA) é uma realidade em diversas regiões e territórios brasileiros. Considerando vários segmentos norteadores dessa violência velada, percebemos que a reflexão sobre o envolvimento de crianças e adolescentes com o mercado do sexo, deve ser priorizada. A literatura aponta diversos territórios e contextos, como as rodovias, a zona portuária, os canteiros de obras, a vulnerabilidade social, as drogas, favoráveis para situações de violação da infância e da juventude. Frente a essa problemática, o presente artigo objetiva problematizar a exploração sexual de crianças e adolescentes sob a perspectiva da Abordagem Bioecológica, ao realizar as conexões pertinentes entre os quatro núcleos do desenvolvimento humano: processo, contexto, pessoa e tempo, e dessa forma, analisar como crianças e adolescentes, vivenciam e estão inseridos diariamente, quanto à estrutura de violência, desde o microssistema ao macrossistema, estabelecendo um olhar sob essa violação e enfrentamento da ESCA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Barbosa da Silva Vega, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Mestranda em Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG. Atuação como tutora do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Sociologia da Educação da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD)

Simone dos Santos Paludo, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Vice-coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-RUA/FURG).

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

Vega, L. B. da S., & Paludo, S. dos S. (2013). UM OLHAR ECOLÓGICO SOBRE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3500