A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia

Autores

  • Marilena Loureiro da Silva Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Belem, Pará.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3438

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Superior, Pedagogia.

Resumo

A implantação da Educação ambiental em todos os níveis de ensino é uma orientação legal que ainda se encontra distante de efetividade prática. No presente trabalho discute-se a presença de Educação Ambiental no Ensino Superior no Brasil, com ênfase para a análise dos dados de pesquisa realizada pela Rede Universitária de Educação Ambiental (RUPEA, 2005), e da experiência de inserção da Educação Ambiental no currículo do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, buscando a reflexão da seguinte questão: Como o cenário universitário se relaciona com a temática da Educação Ambiental em seu cotidiano em termos de constituição de saberes acadêmico-científicos que consigam se relacionar com a complexidade dos problemas socioambientais da contemporaneidade, capazes de geração de respostas a partir dos pressupostos da sustentabilidade. Trata-se de um estudo de caráter eminentemente qualitativo, sem descuidar de aspectos de ordem quantitativa, envolvendo a realização de estudos bibliográficos, documentais, e pesquisa de campo junto aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. A análise dos resultados indicou que a presença da Educação Ambiental se ampliou qualitativamente e quantitativamente, sem, contudo, se configurar como uma presença regular e sistemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilena Loureiro da Silva, Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação - ICED, Belem, Pará.

Profª. da Faculdade de Educação/FAED/ICED/UFPA, do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local na Amazônia/PPGEDAM, do Núcleo de Meio Ambiente/NUMA/UFPA. Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente/GEAM/ICED/UFPA

Downloads

Publicado

2013-03-27

Como Citar

Silva, M. L. da. (2013). A educação ambiental no ensino superior brasileiro: do panorama nacional às concepções de alunos (as) de pedagogia na Amazônia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18–33. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3438

Edição

Seção

Artigos