EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: PARA ALÉM DE UMA VISÃO MÍTICA

Autores

  • Caroline Terra de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS - Brasil
  • Vanderlise Barão Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Maria de Fátima Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • Cauê Canabarro Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3380

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Povos indígenas, Escola, Formação de educadores.

Resumo

O presente trabalho debate a temática indígena na escola a partir dos conflitos sócio-ambientais que atingem o contexto de vida destas populações. Além disso, enfoca-se a discussão sobre as problemáticas que perpassam essa instituição e a formação dos educadores, sobre os desafios e as possibilidades que enfrentam atualmente ao abordarem esse assunto em sala de aula. Destaca-se que as reflexões são fruto da troca de conhecimentos e saberes construídos a partir de um curso de extensão intitulado “A temática indígena na escola: discutindo práticas pedagógicas e saberes docentes”, realizado na Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Terra de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS - Brasil

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2003). Especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul (2004) e Mestre em Educação Ambiental (2008) pela mesma instituição. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Vanderlise Barão, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em História - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Maria de Fátima Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande, especialista em Sociedade, Política e Cultura do Rio Grande do Sul e mestre em Educação Ambiental pela mesma instituição. Professora de História da rede municipal da cidade do Rio Grande. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – FURG.

Cauê Canabarro, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente, é mestrando do Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2013-03-10

Como Citar

de Oliveira, C. T., Barão, V., Silva, M. de F. S. da, & Canabarro, C. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: PARA ALÉM DE UMA VISÃO MÍTICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3380