ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • André Boccasius Siqueira Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL/Tubarão, Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3348

Palavras-chave:

Currículo de Ciências, Educação de Jovens e Adultos, Etnobotânica.

Resumo

O Currículo de Ciências no Ensino Fundamental está sendo modificado a cada dia que passa, pois cada professora e cada professor adaptam os ensinamentos à/s sua/s turma/s. Este trabalho retrata uma experiência realizada numa escola da rede estadual do Rio Grande do Sul, junto a quatro turmas de pósalfabetização da Educação de Jovens e Adultos – EJA; turmas estas referentes às séries finais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada durante seis meses (de maio a outubro) de 2003. O texto faz alusão à cultura popular, aos saberes populares, aos conhecimentos etnobotânicos de um grupo de estudantes de EJA. O levantamento de dados foi feito em forma de atividades escolares, na qual foram valorizados os saberes dos estudantes sobre plantas medicinais. Foram desenvolvidas três atividades com os referidos estudantes, além disso, com apenas uma das turmas, houve a participação em duas exposições, sendo que uma foi na escola e outra foi a nível municipal. Procurou-se não fazer um manual de plantas medicinais encontradas naquela região, mas questionar a relação dos estudantes com as plantas fitoterápicas e com o currículo de Ciências nesta modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Boccasius Siqueira, Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL/Tubarão, Santa Catarina.

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado, Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Tubarão. Integrante dos Grupos de Pesquisa AnPAP-EA/UNISUL/ CNPq, PEPHES/FURG/CNPq – Educação, Políticas e História da Educação Superior; Membro da Comissão de Ética no Uso de Animais/CEUA, da UNISUL; Membro da Rede Sul-Brasileira de Educação Ambiental – REASul.

Downloads

Publicado

2013-02-25

Como Citar

Siqueira, A. B. (2013). ETNOBOTÂNICA NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 26. https://doi.org/10.14295/remea.v26i0.3348