Os direitos animais como contribuição para uma Educação Ambiental não-especista

Autores

  • Priscila Camargo Reis Universidade Federal do Rio Grande
  • Victor Hugo Guimarães Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3301

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Especismo, Direitos Animais.

Resumo

Enquanto movimento contra-cultural do século XXI, o Abolicionismo Animal vem, como o movimento ambientalista de outrora, anunciando novos modos de estar-no-mundo e outra forma de relação sociedade-natureza, sendo os animais (humanos e não humanos) parte dela. E traz uma nova chama para contribuir com a Educação Ambiental. O presente artigo buscou mostrar as interfaces da exploração animal com seus reflexos éticos, econômicos, sociais, ecológicos e mentais e como, mediante uma mentalidade e comportamento não-especistas poderíamos melhorar nossas práticas cotidianas e educacionais.

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Biografia do Autor

Priscila Camargo Reis, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). Contato: reis.bio08@gmail.com

Victor Hugo Guimarães Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Mestre em Filosofia (Antropologia Filosófica) UFSM. Doutor em Filosofia (Estética), USP.

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Publicado

2013-07-31

Como Citar

Reis, P. C., & Rodrigues, V. H. G. (2013). Os direitos animais como contribuição para uma Educação Ambiental não-especista. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(1), 355–372. https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3301

Edição

Seção

Artigos