COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Valéria Ghisloti Iared Universidade Federal de São Carlos
  • Mayla Willik Valenti Universidade Federal de São Carlos,São Carlos, São Paulo.
  • Natália Salan Marpica Universidade Federal de São Carlos,São Carlos, São Paulo.
  • Amadeu José Montagnini Logarezz Universidade Federal de São Carlos,São Carlos, São Paulo.
  • Haydée Torres de Oliveira Universidade Federal de São Carlos,São Carlos, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3243

Palavras-chave:

correntes da educação ambiental, prática educativa, sobreposição de tendências

Resumo

No campo da educação ambiental coexistem múltiplas práticas educativas, correntes de pensamento e fundamentos teóricos. Nesse sentido, desde a década de 1980, pesquisadoras/es brasileiras/es vêm realizando investigações no intuito de mapear qual abordagem da questão ambiental é predominante nas práticas educativas em diferentes âmbitos. Esse artigo tem por objetivo discutir a coexistência de diferentes tendências da educação ambiental em uma mesma prática educativa, a partir de uma síntese dos resultados encontrados em três pesquisas, que tiveram objetos de estudo diferentes, mas utilizaram uma mesma ferramenta de análise e categorias semelhantes, adaptadas para cada contexto estudado. Optamos por não classificar nossos resultados em uma categoria, como se elementos de outra não estivessem presentes. Nossos resultados indicam que diferentes abordagens coexistem na prática educativa, ou seja, nossos corpora de análise não assumem permanentemente nenhuma das tendências construídas. Dessa maneira, entendemos que a complexidade da realidade não pode ser delimitada em rótulos ou padronizações de fenômenos, sob o risco de produzir imagens empobrecidas e simplificadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra e Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar.Participa do Grupo de Pesquisa registrado e certificado pelo CNPq - GEPEA Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR), e de diversas redes de EA: Rede de EA de São Carlos (REA-São Carlos), REPEA, REBEA e RUPEA (Rede Universitária de Programas de EA para Sociedades Sustentáveis).

Mayla Willik Valenti, Universidade Federal de São Carlos,São Carlos, São Paulo.

Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais, Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de São Carlos.

Natália Salan Marpica, Universidade Federal de São Carlos,São Carlos, São Paulo.

Mestre em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos.

Amadeu José Montagnini Logarezz, Universidade Federal de São Carlos,São Carlos, São Paulo.

Doutor em Ciências Físico-químicas, professor associado do Depto de Engenharia de Materiais, Universidade Federal de São Carlos, CEP 13565-905, São Carlos, SP.

Haydée Torres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos,São Carlos, São Paulo.

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental, professora associada do Depto de Hidrobiologia, Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Como Citar

Iared, V. G., Valenti, M. W., Marpica, N. S., Logarezz, A. J. M., & Oliveira, H. T. de. (2013). COEXISTÊNCIA DE DIFERENTES TENDÊNCIAS EM ANÁLISES DE CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3243