REFLEXÕES ACERCA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: SOB O PRISMA DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Luan Gomes dos Santos de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3076

Palavras-chave:

Serviço Social, Educação Ambiental, Política Social.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a política de educação ambiental no Brasil, bem como apontar a importância da atuação do Serviço Social na gestão de políticas públicas ambientais. A luz destas experiências, analisamos teoricamente a educação ambiental e fundamentamos nossas argumentações, na necessidade desta ser concebida como uma Política Social. A discussão sobre as questões ambientais emergiu como tema central deste artigo, que perpassa, sobretudo pelo Serviço Social, profissão que ultimamente (século XX), vem confirmando suas ações na defesa intransigente da democracia, da justiça, da liberdade e dos direitos humanos. A partir desse pressuposto apresentamos a educação ambiental como uma nova demanda ocupacional para o Assistente Social, procurando refletir acerca da intervenção deste profissional no Brasil, no que diz respeito à educação ambiental. Este artigo tem como finalidade última, propiciar argumentos teóricos para avançar no debate da categoria, vislumbrando novas competências teórico-práticas e ético-políticas a respeito da educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Gomes dos Santos de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN.

Aluno graduando dos cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Rural do Semi-Árido (UFERSA), e de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Bolsista de Iniciação Científica PIBIC – UERN.

Downloads

Publicado

2012-11-08

Como Citar

Oliveira, L. G. dos S. de. (2012). REFLEXÕES ACERCA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL: SOB O PRISMA DO SERVIÇO SOCIAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3076