EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS BASES LEGAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.

Autores

  • Áurea da Silva Garcia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
  • Ilza Alves Pacheco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
  • Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
  • Ângela Maria Zanon Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3034

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Legislação, Implementação e Aplicabilidade de Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa documental acerca da legislação do Estado de Mato Grosso do Sul, identificando as alusões à Educação Ambiental com possibilidades de uso da mesma na educação formal e não-formal, considerando a visão macro, suas relações e premissas com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). O período analisado perpassa o ano de 1987 a dezembro de 2007. Considerando as problemáticas ambientais, a legislação, desde muito, cita mecanismos capazes de garantir um meio ambiente saudável e equilibrado, mesmo sem a caracterização dos referencias teórico-metodológicos, são atualíssimas, e estão intrinsecamente permeando as premissas de Educação Ambiental. No momento, os esforços são para garantir a aplicabilidade dos instrumentos e mecanismos para uma Educação Ambiental contínua e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áurea da Silva Garcia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Possui graduação em Turismo pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá (2003). Atualmente é aluna da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Ilza Alves Pacheco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Pedagoga, Mestranda em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Caixa Postal 549, CEP 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental em Mato Grosso do Sul (GEPEA-MS).

Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos, Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Bióloga e Economista, Mestranda em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências.

Ângela Maria Zanon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Caixa Postal 549, CEP 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental em Mato Grosso do Sul (GEPEA-MS)

Downloads

Publicado

2012-11-08

Como Citar

Garcia, Áurea da S., Pacheco, I. A., Matos, M. A. E. de, & Zanon, Ângela M. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS BASES LEGAIS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3034