EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTERAÇÃO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO ATRAVÉS DE TRILHA ECOLÓGICA

Autores

  • Flávia Biondo da Silva Universidade de Passo Fundo, UPF, Passo Fundo/RS.
  • Simone Ceccon Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS
  • Cíntia Güntzel Rissato
  • Theomaris Reimann da Silveira Bióloga, Mestranda em Biologia na Unisinos.
  • Carla Denise Tedesco Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
  • João  Valdemar Grando Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3022

Palavras-chave:

Educação Ambiental, trilha ecológica, trilha interpretativa, metodologia educacional, interação ambiental.

Resumo

Vivemos uma profunda crise ambiental mundial que coloca em risco não só a qualidade de vida, mas a continuidade da mesma. Surge, então, na década de 60, a Educação Ambiental com o objetivo de aproximar o ser humano de seu meio, sensibilizá-lo pela responsabilidade frente aos problemas ambientais e da necessidade da participação de todos para garantir as dinâmicas da vida. O Campus, sede da Universidade de Passo Fundo (UPF), por possuir áreas verdes interessantes, o zoológico, o serpentário e o museu zoobotânico, recebe inúmeros visitantes que integram o conhecimento a momentos de recreação, tornando o local um ponto atrativo para comunidade regional da Universidade e que também tornou-se alvo de interesse do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (MUZAR) para a realização do Projeto “Educação Ambiental: Interação no Campus Universitário através de Trilha Ecológica”, que de maneira mais abrangente, aproveitou melhor as condições do Campus Universitário, aplicando os princípios de educação ambiental segundo a Declaração da Tbilisi (1977).

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Biografia do Autor

Flávia Biondo da Silva, Universidade de Passo Fundo, UPF, Passo Fundo/RS.

Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2005). Atualmente é técnico responsável do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo.

Simone Ceccon, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS

Bióloga, Mestre em Ensino de Ciências, Professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Cíntia Güntzel Rissato

Bióloga, Especialista em Bases Ecológicas para a Gestão Ambiental, Campinas – SP.

Theomaris Reimann da Silveira, Bióloga, Mestranda em Biologia na Unisinos.

Unisinos, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Carla Denise Tedesco, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Bióloga, Mestre em Ecologia, Professora da Universidade de Passo Fundo.

João  Valdemar Grando, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Biólogo, Mestre em Ecologia, Professor da Universidade de Passo Fundo.

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Publicado

2012-11-09

Como Citar

Silva, F. B. da, Ceccon, S., Rissato, C. G., Silveira, T. R. da, Tedesco, C. D., & Grando, J. V. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTERAÇÃO NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO ATRAVÉS DE TRILHA ECOLÓGICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3022