A EDUCAÇÃO AMBIENTAL À LUZ DE DISTINTAS REPRESENTAÇÕES E TERRITORIALIDADES

Autores

  • Marcileia Oliveira Bispo Universidade Federal do Tocantins – UFT.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2967

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Representações, Territorialidades

Resumo

A educação ambiental é uma prática pedagógica desenvolvida na educação formal, ou seja, é a aplicação da dimensão ambiental no cotidiano escolar. Observamos atualmente a multiplicidade de pesquisas que buscam constituir a educação ambiental como um campo de possibilidades de construção de um novo jeito de produzir conhecimento, um novo jeito de pensar sobre a realidade. O presente estudo, nesse contexto, enfatiza as representações construídas por determinados grupos que podem contribuir para a prática da educação ambiental nas escolas públicas. O local escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi a Ilha do Bananal e entorno – Tocantins, especificadamente nos municípios de Pium, Cristalândia, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia. O principal objetivo do trabalho foi analisar como os sujeitos que residem na Ilha do Bananal e no seu entorno – estado do Tocantins – se relacionam com este espaço e constroem territorialidades, visando entender as representações construídas pelos colaboradores da investigação sobre a Ilha do Bananal, e de que forma este conhecimento pode contribuir para a prática da educação ambiental nas escolas públicas do entorno da Ilha.

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Biografia do Autor

Marcileia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Doutorando do Programa de pesquisa e Pós-graduação IESA/UFG - GOIâNIA e pesquisadora do Núcleo de Esturdos Urbanos, regionais e Agrários - NURBA /UFT-Tocantins

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Bispo, M. O. (2012). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL À LUZ DE DISTINTAS REPRESENTAÇÕES E TERRITORIALIDADES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2967