EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE

Autores

  • Vera Lucia Bastos da Fonseca Ministério da Defesa Colégio Militar do Rio de Janeiro, CMRJ, Rio de Janeiro/RJ
  • Maria de Fátima Barrozo da Costa Fundação Oswaldo Cruz, ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ.
  • Marco Antonio Ferreira Costa Fundação Oswaldo Cruz, ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2931

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino médio, Práticas pedagógicas.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar e analisar como vêm sendo desenvolvidos os conteúdos da educação ambiental no ensino de nível médio, em uma escola federal do Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, optou-se por um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, e teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário semi-estruturado com a finalidade de analisar as percepções e práticas pedagógicas de ensino dos professores e alunos acerca da temática ambiental. Os dados coletados foram analisados a luz da multirreferencialidade, buscando vários olhares para apreensão da realidade estudada. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os conteúdos da educação ambiental, nessa etapa escolar, não são priorizados, e há pouca preocupação dos docentes em despertar o espírito crítico dos alunos sobre as questões ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Bastos da Fonseca, Ministério da Defesa Colégio Militar do Rio de Janeiro, CMRJ, Rio de Janeiro/RJ

Mestrado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (2003). Atualmente é funcionária pública federal permanente do Ministério da Defesa Colégio Militar do Rio de Janeiro

Maria de Fátima Barrozo da Costa, Fundação Oswaldo Cruz, ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ.

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saude Pública (2001). Atualmente é tecnologista senior da Fundação Oswaldo Cruz.

Marco Antonio Ferreira Costa, Fundação Oswaldo Cruz, ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ.

Doutor em Ensino de Biociências e Saúde – IOC / Fiocruz. Mestre em Educação, Mestre em Psicopedagogia. Professor e Pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fundação Oswaldo Cruz.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Fonseca, V. L. B. da, Costa, M. de F. B. da, & Costa, M. A. F. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2931