A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA

Autores

  • Arthur José Medeiros de Almeida Universidade de Brasília, UNB, Brasília/DF
  • Dulce Maria Figueira de Almeida Suassuna Universidade de Brasília, UNB, Brasília/DF.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2929

Palavras-chave:

Educação, consciência ambiental, Escola.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender o significado da educação ambiental como conteúdo transversal no contexto escolar. Pretende-se também entender em que medida a Lei nº 9795/99 consiste em fundamento para a construção do Projeto Político- Pedagógico da escola e de balizamento para a prática pedagógica do professor. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em duas escolas com perfis sócio-econômicos distintos. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a educação ambiental não se constitui como tema transversal nas discussões pautadas no contexto escolar, acreditando-se com isso que é necessária a realização de um trabalho pedagógico eficiente, permanente e contínuo, para que a noção de formação da consciência ambiental por meio da educação formal possa se tornar um tema pertinente à realidade escolar e, desta forma, ter-se fundamentos para iniciar uma discussão sobre o atual modelo de sociedade e a questão da sustentabilidade. Palavras-chaves: Escola, Educação Ambiental, Projeto Político- Pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur José Medeiros de Almeida, Universidade de Brasília, UNB, Brasília/DF

Mestrado em Educação Física pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade de Brasília e é pesquisador do Núcleo Transdisciplinar de Estudos sobre a Performance.

Dulce Maria Figueira de Almeida Suassuna, Universidade de Brasília, UNB, Brasília/DF.

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (2007). Atualmente é professora da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2012-10-01

Como Citar

Almeida, A. J. M. de, & Suassuna, D. M. F. de A. (2012). A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2929