EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMUNICATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAIC EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Autores

  • Nelma Bispo Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Milton Ferreira da Silva Júnior Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2894

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Práticas pedagógicas comunicativas. Ensino fundamental. Centro Educacional Professor Paulo Freire em Vitória da Conquista – BA.

Resumo

Este estudo teve como objetivos detectar se as práticas pedagógicas no ensino fundamental do Centro Educacional Professor Paulo Freire (CAIC) em Vitória da Conquista – BA são ambientalistas e comunicativas, bem como, identificar as concepções de educação ambiental e meio ambiente dos alunos, para que possam servir como referência para diferentes unidades escolares, no sentido de repensarem sobre suas práxis e a importância da implementação da temática ambiental interdisciplinar no dia a dia da sala de aula. Os resultados nos permitiram observar que alguns professores, principalmente os das disciplinas Ciências e Geografia, utilizam práticas pedagógicas ambientalistas e que a percepção de educação ambiental dos alunos do 6º ano é desenvolvimentista e a visão de meio ambiente é naturalista. Já os alunos do 9º ano (egressos), possuem a concepção crítica de educação ambiental e visão antropocêntrica de meio ambiente. Alguns alunos reconhecem que os professores incentivam o diálogo na sala de aula, deixando-os à vontade para opinar. Com base nos levantamentos citados, foi possível detectar a necessidade de abordagens das questões ambientais de forma crítica, reflexiva, contextualizada, interdisciplinar e comunicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelma Bispo Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

PRODEMA/Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

Milton Ferreira da Silva Júnior, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor. Docente do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. UESC

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Silva, N. B., & Silva Júnior, M. F. da. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMUNICATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAIC EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2894