UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA AO CONTEÚDO EPISTEMOLÓGICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Ricardo Gauterio Cruz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Rossane Vinhas Bigliardi Instituto Federal Sul-Rio-grandense – IFSUL.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2845

Palavras-chave:

Transformação Social, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, Formação de Professores.

Resumo

Dentre os inúmeros desafios enfrentados pela Educação está a formação humanística de indivíduos capazes de se posicionarem de forma crítica ante a realidade. Este desafio ganha vulto em face da edição das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental, que surgem como resposta à demanda por uma Educação Ambiental que, enquanto parte do processo formativo, assuma seu papel transversal e fomente a atitude crítica e a busca da transformação do atual modelo de desenvolvimento econômico-social. Tais diretrizes, que vigoram desde junho de 2012, e cujo conteúdo é objeto de análise do presente artigo, constitui-se como valioso referencial para a gestão educacional em nosso país, em especial no tocante à política de formação de educadores, por propiciar a constituição de sujeitos críticos e capazes de transformar a realidade. A discussão que ora apresentamos se ocupa do conteúdo epistemológico de tais diretrizes, compreendendo que o projeto de sociedade ali presente depende, em larga medida, da compreensão de mundo que o produz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Gauterio Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Bacharel em Administração de Empresas, Mestre em Educação Ambiental (PPGEA-FURG).

Rossane Vinhas Bigliardi, Instituto Federal Sul-Rio-grandense – IFSUL.

Instituto Federal Sul-Rio-grandense – IFSUL. Licenciada em Pedagogia, Doutora em Educação Ambiental (PPGEA-FURG).

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

Cruz, R. G., & Bigliardi, R. V. (2012). UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA AO CONTEÚDO EPISTEMOLÓGICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2845