SONS, CORPO, SENSIBILIZAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A MÚSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Andréia A. Marin Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil
  • Cláudio Avanso Pereira Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2832

Palavras-chave:

Música. Educação ambiental. Experiência estética. Sensibilização.

Resumo

O presente ensaio trata da percepção ambiental, mais precisamente do sujeito percepiente que é afetado pelos fenômenos do meio em que se insere. O foco das reflexões é a dessensibilização dos sentidos provocada por modos de viver na atualidade e a defesa de uma ressignificação da corporeidade na criação de novas subjetividades, novos modos de viver e novas formas de relação com o meio e com o outro. A estrutura argumentativa passa pelas reflexões fenomenológicas de Merleau-Ponty e de alguns pensadores da teoria estética, pelas quais tentamos destacar: a diluição de uma consciência destacada do mundo; a importância da corporeidade no fenômeno da percepção; a necessidade de ressensibilização dos sentidos na construção de novas subjetividades e novos modos de relação com o meio e com o outro. Perseguindo a elucidação desse foco, tratamos da arte, especialmente da música, tanto como oportunidades de sensibilização quanto como experiência de indeterminações que podem ressignificar nossas concepções de educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia A. Marin, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil

Dra. em Ecologia e Recursos Naturais. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil. aamarin@ufpr.br

Cláudio Avanso Pereira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil

Músico, Especialista em Arte-educação, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-09-25

Como Citar

Marin, A. A., & Pereira, C. A. (2012). SONS, CORPO, SENSIBILIZAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A MÚSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2832