VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS

Autores

  • Thaisa Lemos de Freitas Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Icléia Albuquerque de Vargas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) / Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2829

Palavras-chave:

Educação formal, Estímulo dos sentidos, Percepção ambiental.

Resumo

Nos dias atuais presenciamos um distanciamento cada vez maior entre o ser humano e a natureza que, na seqüência, se materializa nas diferentes práticas de degradação do planeta. No entanto, em seu cotidiano as pessoas convivem com inúmeras sensações e estímulos provocados por suas relações com o ambiente. A experiência é, nesse sentido, vital para que as pessoas possam estabelecer qualquer forma de relacionamento ou de interpretação do meio em que vivem. Dessa forma, a percepção ambiental acaba por estabelecer os vínculos afetivos do indivíduo com o ambiente vivido através das imagens percebidas e seus significados, as sensações, as impressões e os laços afetivos aí construídos. Neste artigo, a partir de uma abordagem da educação ambiental sob a perspectiva crítica, emancipatória e libertadora, é discutida uma pedagogia centrada no resgate das relações entre o ser humano e a natureza, através de práticas e vivências que estimulam os sentidos, buscando novas formas de convívio com o ambiente e reelaborando o pensar e o agir humanos. Acredita-se que o ambiente escolar, como um dos espaços de formação do indivíduo, deve estreitar as relações ser humano-natureza, promovendo a materialização dessas práticas no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Lemos de Freitas Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, concentração em Educação Ambiental. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Caixa Postal 549, CEP 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil.

Icléia Albuquerque de Vargas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) / Universidade Federal do Paraná

Geógrafa. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Caixa Postal 549, CEP 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-09-23

Como Citar

Oliveira, T. L. de F., & Vargas, I. A. de. (2012). VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2829