EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL

Autores

  • Rossana Barros Cardoso Universidade Federal da Paraíba
  • Tiago Augusto Lima Cardoso Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria de Fátima Camarotti Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2793

Palavras-chave:

aprendizagem, mangue, meio ambiente, oficinas pedagógicas, Paraíba.

Resumo

Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepções sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraíba. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionários antes e depois das oficinas. Questionários também foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que são necessárias intervenções mais duradouras no espaço escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatória em relação ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilização dos alunos e professores da escola estudada.

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Publicado

2012-12-31

Como Citar

Cardoso, R. B., Cardoso, T. A. L., & Camarotti, M. de F. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2793