A INCLUSÃO DO TEMA MEIO AMBIENTE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

Autores

  • Pedrina Alves Moreira Oliveira Viana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.UESB,Vitória da Conquista, BA
  • José Everaldo Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.UESB,Vitória da Conquista, BA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2777

Palavras-chave:

Educação ambiental, formação continuada, política ambiental.

Resumo

Conhecer a importância da inclusão do tema Meio Ambiente nos currículos escolares para os professores do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série de uma escola municipal de Itapetinga-BA foi o problema central deste trabalho. Para isso, buscou-se verificar a importância de se trabalhar a Educação Ambiental no cotidiano escolar, a formação e qualificação dos docentes, conhecer a compreensão dos educadores quanto a temática e averiguar de que maneira os profissionais utilizam o Parâmetro Curricular Nacional de Meio Ambiente. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários (objetivos e subjetivos) e consulta da proposta pedagógica da instituição. Os resultados obtidos demonstraram que os docentes reconhecem a importância de trabalhar a Educação Ambiental na prática educativa. Entretanto, a dificuldade de desenvolver um trabalho pautado nos princípios de transversalidade e interdisciplinaridade se faz presente devido a falta de preparação dos profissionais para desenvolver esta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedrina Alves Moreira Oliveira Viana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.UESB,Vitória da Conquista, BA

Pós-Graduanda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série da Escola Noralice Gusmão de Itapetinga

José Everaldo Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.UESB,Vitória da Conquista, BA

Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador deste trabalho.

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

Viana, P. A. M. O., & Oliveira, J. E. (2012). A INCLUSÃO DO TEMA MEIO AMBIENTE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2777