Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11361

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Estação Primeira de Mangueira

Resumo

O enredo da Estação Primeira de Mangueira de 2019 trouxe à baila heróis e heroínas ignorados/as pela história oficial e, por consequência, ausentes nos livros didáticos e no currículo escolar. A possibilidade de dar lugar a esse avesso de nossa narrativa toca nos pressupostos da formação escolar, uma vez que somos formados com base nas referências das classes hegemônicas. Por isso, problematizar essa questão, em diálogo com o que se propõe no desfile da Mangueira, é o objetivo deste ensaio. Para nos ajudar a percorrer as complexas e coloridas alas deste desfile de ideias, recorremos às elucubrações sobre narrativa em Benjamin; e no conceito de necropolítica de Mbembe. Analisar a potente apresentação da Mangueira, em diálogo com a Educação, pode contribuir para a reflexão de uma escola calcada nos Direitos Humanos, na democracia e na justiça social.

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Biografia do Autor

Jonas Alves da Silva Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove); Mestrado em Letras pela USP; especialização em Arte-educação pela UnB e Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).É líder do LEGESEX - Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq). Coordena também a linha de pesquisa Gênero, Sexualidade, Infâncias e Educação (GRUPIs/CNPq). Suas investigações versam sobre corpos, sexualidades e gênero na escola, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Silva Junior, J. A. da. (2020). Um canto de resistência: imagens do desfile da Mangueira de 2019 em diálogo com a educação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 368–387. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11361

Edição

Seção

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)