Lésbicas e Bissexuais em Narrativas Adolescentes: Um olhar feminista sobre produções seriadas para TV e Internet.

Autores

  • Daniela Auad Daniela Auad Professora Associada da Faculdade de Educação Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE-FACED/UFJF)Universidade Federal de São Carlos (PPGEd-So/UFSCar)Flores Raras - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismos (CNPq) http://www.ufjf.br/educacomunicafeminismos/ https://orcid.org/0000-0002-9805-1708
  • Sabrina Fernandes Pereira Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE - FACED-UFJF) https://orcid.org/0000-0002-5783-4976
  • Cláudia Regina Lahni Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM-UFJF) Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba https://orcid.org/0000-0001-6503-7179

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11355

Palavras-chave:

Feminismos. Lesbianidades. Cultura Visual.

Resumo

Ao focalizar personagens lésbicas e bissexuais em um conjunto de quatro obras audiovisuais ficcionais seriadas, que estrearam entre 2017 e 2019, o presente artigo reflete sobre narrativas para o público adolescente, tanto no modo de transmissão já consolidado em canais de televisão quanto com o crescente acesso pela internet. Séries e novelas com público alvo adolescente ou familiar, com protagonismo adolescente e que apresentam personagens lésbicas e/ou bissexuais de destaque foram selecionadas e colocadas a dialogar com autoras que abordam Direito à Comunicação no contexto das tecnologias digitais, Feminismos nos campos da Comunicação e Educação e Feminismo Lésbico. Autodescoberta, autoconhecimento e relações familiares foram centrais nas produções pesquisadas. Temáticas a partir das quais são debatidas as relações entre cidadania comunicativa e mulheres lésbicas e bissexuais.

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Biografia do Autor

Daniela Auad, Daniela Auad Professora Associada da Faculdade de Educação Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE-FACED/UFJF)Universidade Federal de São Carlos (PPGEd-So/UFSCar)Flores Raras - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismos (CNPq) http://www.ufjf.br/educacomunicafeminismos/

Doutora, Mestra e Pedagoga pela Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), com pesquisa e ênfase de formação na área de concentração Sociologia da Educação. Pós- Doutora em Sociologia pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas); Professora Permanente da linha Trabalho, Estado e Movimentos Sociais, no Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/FACED/UFJF), onde também leciona a disciplina obrigatória Sociologia da Educação e a Eletiva Feminismos, Gênero e Interseccões: bons motivos para romper a ordem compulsória ou comprar uma boa briga. Desde 2006, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde ingressou na carreira de docente de Universidade Federal, até a atualidade, quando se encontra na pós-graduação em Educação da UFSCar, de Sorocaba, e na UFJF, de Juiz de Fora, foi fundadora e coordenadora do Flores Raras – Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismos. Desde o Ensino Médio, é militante feminista e atualmente o foco de sua militância, ativismo e pesquisa se coloca nos feminismos das e para as Mulheres Lésbicas, Bissexuais e Transexuais. As abordagens das pesquisas que orienta circunscreve sua atuação nas seguintes temáticas: Movimentos Sociais; Políticas Públicas; Sociologia da Educação; Feminismos; Relações de Gênero; Interseccionalidade e Transversalidade das Categorias Sociais. Conselheira Estadual da Mulher e Participante do Observatório de Gênero e de Raça da Secretaria de Mulheres do Governo do Estado de Minas Gerais, Daniela nasceu na cidade de São Paulo, em 1973. Mora em Juiz de Fora desde 2010, em companhia de sua filha Leila, sua esposa Cláudia Lahni, seus gatos, gatas, músicas, plantas e livros.

Sabrina Fernandes Pereira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE - FACED-UFJF)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. É doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Feminismos - Flores Raras, onde se concentra principalmente nas temáticas feminismos, lesbianidades, educação e cinema.

Cláudia Regina Lahni, Universidade Federal de Juiz de Fora (FACOM-UFJF) Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba

Pós-doutorada (2014) em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutorado (2005) e mestrado (1999) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Jornalismo (1996) pela Faculdade Cásper Líbero e graduação em Jornalismo (1990) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É Professora da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora permanente do PPGECH-UFSCar So (Programa de Pós-Graduação Estudos da Condição Humana - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba). Feminista, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Comunitário e Ensino de Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação para a cidadania, comunicação comunitária, comunicação e relações de gênero, comunicação e lesbianidade, educomunicação, comunicação e educação, rádio comunitária, imprensa sindical, participação e cidadania.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Auad, D., Lopes, S. F. P., & Lahni, C. R. (2020). Lésbicas e Bissexuais em Narrativas Adolescentes: Um olhar feminista sobre produções seriadas para TV e Internet. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 230–252. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11355

Edição

Seção

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)