Falar é fôlego, obrar é sustança: imagem e visualidade como realidade na política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11302

Palavras-chave:

Educação e Imagens, Política e Visualidades, Imagem e Subjetividade

Resumo

O presente texto se propõe a lidar e questionar a imagem – seu conceito e materialidade – pensando através delas. Tentando percorrer os diferentes campos da visualidade, ensaiamos formas de lidar e considerar as imagens na sua dimensão político-social-filosófica e investir em análises que apontem as formas como construímos certos imaginários sociais ou repertórios imagéticos: o conjunto de imagens que conformam nossa racionalidade ou posição no mundo. A partir de referenciais teóricos pós-estruturalistas e decoloniais, tais como Foucault (2008a; 2008b), Deleuze (1988, 2012), Rancière (2005; 2012), Laclau (2013), Jesus (2019) e Glissant (2005), levantamos questões epistemológicas ondea visualidadeda imagem está para além da sua dimensão material e física: os discursos e seus desdobramentos na política e educação. Dividimos nossas análises em três glosas correlacionadas que, juntas, oferecem pistas para um pensamentoimagético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), instituição de onde é professora efetiva com dedicação exclusiva do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Michel Foucault e Educação: Reverberações e Ensaios de Pensamento (GEPFE-UFPE)

Rui Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Pernambuco (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA) com bolsa cedida pelo CAPES. Coordena o Laboratório de Inovação Política em Práticas Educativas (LaButuca), atuando principalmente nos seguintes temas: representação política, democracia, identidade, subjetividades coletivas, movimentos sociais, narrativa, educação popular, currículo e audiovisual. É professor assistente no Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da UFPE e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE).

Thiago Antunes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFPE). Pesquisador vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Michel Foucault e Educação: Reverberações e Ensaios de Pensamento (GEFPE-UFPE). Membro atuante do Laboratório de Inovações Políticas em Práticas Educativas (LaButuca). Realiza, também, pesquisas sobre Ensino de História; Cinema-Experiência em um viés da Filosofia da Educação e a pedagogia de projetos nas suas reverberações.

Referências

ALGEBAILE, Eveline. Escola Pública e Pobreza: a Ampliação para Menos. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2009.

ANTUNES, Thiago. O amor pelas imagens: cinema-experiência e educação. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, PE, 2019.

ARROYO, Miguel. A Escola é Importantíssima na Lógica do Direito à educação Básica. Entrevista à Marisa Vorraber Costa. In. COSTA, Marisa Vorraber. A Escola Tem Futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

AVELAR, Marina. O Público, o Privado e a Despolitização nas Políticas Educacionais. In.: CÁSSIO, Fernando (et al.). Educação Contra a Barbárie: Por Escolas Democráticas e Pela Liberdade de Ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

BENJAMIN, Walter. Imagens de pensamento/ Sobre haxixe e outras drogas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

CUSICANQUI, Silvia Rivera. Sociología de laimagen: ensayos. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e Subjetividade. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Revista Pós, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204 - 219, nov. 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (org). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: curso dado no Collège de France (1977-1978). Tradução: Eduardo Brandão; Revisão da tradução: Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2008a

FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Biopolítica: curso dado no collège de France (1978 - 1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de E. do C. A. Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

JESUS, Alexandro de. Corupira: mau encontro, tradução e dívida colonial. Recife: Titivillus, 2019.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LACLAU, Ernesto. A razão populista. Tradução de C. E. M. de Moura. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

LA BOÉTIE, Etienne de. Discurso sobre a servidão voluntária. Fonte Digital: Edições eBookLibris, 2006.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan/fev/mar/abr, 2002.

LE BON, Gustave. Psicologia da multidões. Tradução de I. M. Delraux. Fonte Digital: Edições Roger Delraux, 1980.

MONDZAIN, Marie-José. A imagem entre proveniência e destinação. In: ALLOA, Emmanuel (org). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de M. C. Netto. São Paulo: EIXO experimental org., Ed. 34, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SONTAG, Susan. Diante da dor do outro. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2012.

SONTAG, Susan. Estética do Silêncio. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2015.

UM LUGAR AO SOL. Direção de Gabriel Mascaro. Brasil: Vitrine Filmes, 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pOH5SWK6Mcc&t=724s.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Alves, K., Mesquita, R., & Antunes, T. (2020). Falar é fôlego, obrar é sustança: imagem e visualidade como realidade na política. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(2), 469–486. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.11302

Edição

Seção

Dossiê IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS (FIM)