Chamada para dossiê: Produção acadêmica em Educação Ambiental

2022-08-01

Estamos propondo um dossiê que nos permita sistematizar publicações de artigos que fazem análise da "produção acadêmica em Educação Ambiental", explorando a análise de discurso ou outro recurso analítico possível e considerando como objetos de análises as teses, dissertações, artigos, trabalhos de congressos ou outros elementos da produção acadêmica. Neste sentido, objetivamos reunir artigos que tentem compreender, particularmente, a dimensão política ancorada nos discursos presentes na produção acadêmica em EA.  Interessa em especial para esse dossiê artigos que coloquem sob análise o modo como o discurso acadêmico ancora-se em termos e expressões recorrentes na área, bem como nos textos das políticas públicas para a EA. Outro traço importante na escolha dos artigos é o princípio de que a neutralidade das produções cientificas pode ser colocada em questão, pois elas são baseadas em escolhas teóricas e métodos.

O que pretendemos com o presente dossiê é problematizar os processos de produção de sentidos, que contribuam para a compreensão e problematização de caminhos já percorridos e incertezas que ainda persistem no campo da Educação Ambiental, possibilitando uma maior circulação das pesquisas e reflexões sobre a crescente complexidade da produção acadêmica desse campo de pesquisa.

As normas a serem seguidas são as da REMEA (https://periodicos.furg.br/remea/about/submissions)

O prazo para recebimento dos artigos é 6 de outubro de 2022.

O Dossiê tem previsão de ser publicado em dezembro/2022.

Pedimos a colaboração dos colegas para realização dessa produção, contribuindo para o fortalecimento e melhor compreensão do nosso campo. 

Um abraço,

Prof. Dr. Luiz Marcelo de Carvalho – UNESP/Rio Claro

Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto – FE/USP 

Profa. Dra. Rosana Louro Ferreira Silva – IB/USP

Prof. Dr. André Campos Mesquita - UEM