Dossiê temático IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS

Neste momento, vivemos no Brasil inúmeras tentativas que reiteram ataques contínuos à democracia e aos direitos conquistados por populações historicamente subalternizadas, a exemplo de mulheres, negros, LGBTI, quilombolas e indígenas. Assim, mais do que nunca, o direito ao pensamento crítico, à elaboração científica e à poética da existência torna-se imprescindível à vida. Com isso, a REMEA comprometida com os sonhos e esperanças dos/as ‘praticantes-pensantes’, divulga a chamada para este Dossiê, com o qual se busca reunir investigações que tenham a interface entre a Cultura Visual e os Movimentos e Mobilizações Sociais Populares como eixo de estudo. Mais do que transformar a imagem em apêndice ao campo empírico, a cultura visual encontra sentido nas táticas políticas e questionamentos cotidianos feitos pelos Movimentos e Mobilizações Sociais Populares às desigualdades ambientais. Desse modo, ao problematizar a dimensão visual, este dossiê se propõe a reunir artigos que abordem, amparados nas múltiplas possibilidades teórico-metodológicas de estudos, a cultura visual e seus usos políticos, éticos e estéticos aos enfrentamentos cotidianos encampados pelos Movimentos e Mobilizações Sociais Populares aos ataques à democracia e aos direitos conquistados na atualidade pelas populações historicamente subalternizadas.

Somente serão aceitos para publicação artigos originais e inéditos oriundos de pesquisas, bem como ensaios teóricos de natureza científica, de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Consulte as Diretrizes aos Autores para adequar o seu trabalho, conforme as normas de publicação que se encontram disponível no Portal de Periódicos da FURG: https://periodicos.furg.br/remea/about/submissions#authorGuidelines

O envio dos trabalhos deverá ser por meio do referido Portal na seção Dossiê temático IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS. Para isso, faça o cadastro como Autor para realizar a submissão de seu trabalho.

Maiores informações: marciocaetano@furg.br