https://periodicos.furg.br/reis/issue/feedRevista Eletrônica Interações Sociais2023-10-02T16:18:33-03:00César André Luiz Berasrevistainteracoessociais@furg.brOpen Journal Systems<p>A <em>Revista Eletrônica INTERAÇÕES SOCIAIS – REIS </em>(ISSN 2594-7664), editada pelos docentes da área de Sociologia da Universidade Federal de Rio Grande – FURG, possui como objetivo central a divulgação de resultados de pesquisas científicas na área das Ciências Sociais, com especial atenção à Sociologia, à Antropologia e às Ciências Políticas, bem como reflexões e ensaios teóricos de cunho inédito. Acolhe também contribuições de áreas afins, desde que os trabalhos apresentados mantenham relação com o campo das Ciências Sociais. Presume-se que as propostas de colaboração apresentadas ao periódico observem os requisitos básicos para a elaboração de um texto científico e que se constituam em contribuições significativas para uma compreensão aprofundada e alternativa das temáticas abordadas. Sendo assim, as bases sobre as quais a REIS se assenta são a pluralidade de expressão e o reconhecimento da multidisciplinaridade teórica e metodológica. </p> <p>A REIS se estrutura tanto em números temáticos quanto multitemáticos livres, sendo editada em formato eletrônico e publicada em caráter semestral. Aceita para publicação artigos científicos, resenhas, entrevistas, ensaios visuais e contribuições dos movimentos sociais e comunidades tradicionais brasileiras. Os textos são elaborados por Doutores, Mestres, alunos de pós-graduação e atores políticos. As propostas podem ser direcionadas a composição de dossiês temáticos ou de fluxo contínuo de textos. O idioma da publicação é o português, mas também serão aceitos artigos em espanhol.</p>https://periodicos.furg.br/reis/article/view/16051Ficha editorial - Revista Eletrônica de Interações Sociais - REIS2023-10-02T14:38:39-03:00Cesar Berascberas@gmail.comCristiano Engelkecengelke@furg.br2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.furg.br/reis/article/view/16052DOSSIÊ “20 anos Lei 10639: compromisso com a luta preta.”2023-10-02T14:45:55-03:00Cesar Berascberas@gmail.comCristiano Engelkecengelke@furg.br2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.furg.br/reis/article/view/16053Reflexões afirmativas sobre os 20 anos da Lei 10.6392023-10-02T15:08:30-03:00Amanda Mottamotta.amanda@gmail.comCassiane Paixãocassianepaixao@outlook.comElaine Nascimentonegraelaine@gmail.com2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.furg.br/reis/article/view/14810 O novo ensino médio e a Lei 10.639 nos livros didáticos de humanas 2023-05-08T20:04:49-03:00Darcylene Dominguesdarcylenedomingues@gmail.comJúlia Silveira Matosjul_matos@hotmail.com<p>No presente artigo analisamos, por meio da metodologia da análise de conteúdo, a representação dos conceitos substantivos de escravidão, cultura afro-brasileira e África em uma coleção de livros didáticos da editora Saraiva Educação, a partir das competências exigidas na atual Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. O foco foi compreender como esses temas foram apresentados nesta coleção atendendo a lei 10.639/03, alinhada às novas proposições da BNCC para os anos seguintes. Nesse sentido, os livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a partir do Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2021 foram distribuídos a nível nacional. Logo, nossa intenção é discutir as competências dispostas na base e os conteúdos presentes na coleção a partir de três conceitos.</p>2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.furg.br/reis/article/view/14829Caminhos epistemológicos para uma educação Amefricana e Aquilombada2023-03-29T10:12:32-03:00Diônvera Coelho da Silvagiovanaup@gmail.comGiovana Pontesgiovanaup@gmail.com<p>Este artigo visa promover uma discussão teórica sobre as epistemologias decoloniais e seus atravessamentos políticos e históricos para a educação. Desta forma consideramos a importância da Lei N° 10639/2003, entendemos que ela é fundamental para a construção de uma educação Amefricana e Aquilombada. Deste modo, traçamos um histórico sobre a produção do conhecimento em diferentes idades das ciências humanas, e identificamos os resquícios epistemológicos que cada período prescindiu para a sociedade. Na sequência, aprofundamos a discussão em torno da perspectiva decolonial a partir de diferentes intelectuais, buscamos assim, compreender de que forma as as epistemologias decoloniais orientam o desenvolvimento da ciência. Por fim, indicamos os caminhos possíveis em torno de uma pedagogia centrada na Amefricanidade e no Quilombismo. Apostamos nessas perspectivas como potentes para orientar as práticas de ensino promovendo assim, a aplicação da lei N° 10639/2003 nas escolas. </p>2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.furg.br/reis/article/view/14701Um olhar para dentro: A perspectiva identitária em a cor da ternura, de Geni Guimarães2022-11-28T11:22:25-03:00Emanuelle Valéria Gomes de Limaemanuelle.limaa@hotmail.comMaria Simone Nogueira Marinhomar.simonem@gmail.com<p>A trajetória da Literatura infanto-juvenil no Brasil é marcada por uma homogeneidade estética que pouco condiz com a diversidade e a plurietnicidade existente no país. Há, portanto, uma disparidade de produções que elencam em seus enredos temáticas como racismo, sexismo etc. O cenário apenas começa a se modificar, especialmente, a partir dos anos 1990 e após a promulgação de Leis, como as Leis Federais 10.639/2003, alterada para 11. 645/2008, ambas com o objetivo de disseminar a História e as Culturas africanas, afrodescendentes e indígenas na Educação Básica brasileira. Leis estas, que se constituíram após pressão dos movimentos negros. Os efeitos da luta democrática de inserção do segmento negro e feminino se dá também no mercado editorial que, por longo período, dificultou a publicação das escritas marginalizadas, sobretudo, no campo infanto-juvenil. Portanto, esse estudo visa analisar a obra mirim <em>A cor da Ternura</em>, de Geni Guimarães, mulher preta e pobre, que sobreviveu ao meio social racista e misógino, desenvolvendo um olhar para dentro de si mesma, que transborda em uma literatura sensível e lúdica. Através das perspectivas de autores como Hall (2002), hooks (2019), Kilomba (2019), entre outros, é que analisamos, sob a ótica da construção da identidade negra, a protagonista da obra, também denominada Geni.</p> <p><strong> </strong></p> <p> </p>2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.furg.br/reis/article/view/14773Caminhos procedimentais de institucionalização da matéria de história da África e cultura afro-brasileira: Uma análise histórica da Lei 10.639/20032023-03-29T09:24:58-03:00Talita Fernandes Araujotalitaaraujof@gmail.com<p>A Lei 10.639/2003 nasceu no Estado Moderno brasileiro, seguindo normas de proposição a partir da luta e do conflito. A matéria fundamental da Lei diz respeito ao estabelecimento da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas disciplinas que fazem parte das grades curriculares dos ensinos fundamental e médio O artigo se propõe a compreender os caminhos que levaram à institucionalização da Lei 10.639/03. Para tanto, analisaremos o subsolo da legislação a partir de três eixos: razão do Estado Moderno, os vetos, e os caminhos percorridos na sua construção. Desse modo, procuraremos perceber como a Lei nasce na sociedade e as implicações que seu nascimento é condicionado. Um dos momentos que marca sua institucionalização são os artigos vetados antes da lei ser promulgada. O Estado, a fim de fazer morrer a lei, aplica os vetos. Portanto, a lei nasce em um território moderno, a partir de uma razão negra, que cria tecnologias para fazer morrer a lei antes de sua promulgação e aprovação.</p>2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.furg.br/reis/article/view/14780As vertentes polissêmicas da lei 10.639/2003 na Educação Básica: Teoria, ensino e prática2022-11-10T14:25:25-03:00Thiago Medeiros Fernandesthiago.medeiros@aluno.uece.br<p>A centralidade deste trabalho está na lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade na Educação Básica, os desafios da gênese social de pertencimento histórico à cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Outro objetivo da narrativa, está na problematização dos estigmas disseminados nos espaços de aprendizagens formais e não formais. A pesquisa parte do pensamento decolonial, pois nos convida repensar, sobretudo por novas perspectivas, a reestruturação de pensamentos moldados pela historiografia oficial a fim de possibilitar a construção de um novo olhar epistemológico sob o viés decolonial (QUINTERO; FIGUEIRA; ELIZAIDE, 2019). O presente estudo sucinta uma pesquisa em andamento que tem por finalidade proporcionar um debate conciso para delinear possíveis discussões na construção da formação identitária negra livre das amarras eurocêntricas sob o viés da Educação Básica.</p>2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.furg.br/reis/article/view/14744Assunção do compromisso antirracista: Uma luta e uma proposta de professoras pretas para a educação2023-05-17T14:08:39-03:00Izabel Espindola Barbosaespindolabarbosa.izabel@gmail.comRaquel Pereira Quadradoraquelquadrado@hotmail.comEliane Almeida de Souzanegrasim2004@yahoo.com<p><span style="font-weight: 400;">Esse artigo apresenta uma proposta de pedagogia preta feminista a partir da pesquisa de uma dissertação sobre professoras pretas. A metodologia realizada foi a pesquisa bibliográfica, com parâmetros para a escrita e a análise. Para essa discussão foram pautadas os três temas (Formação, racismos e resistências) que guiaram a pesquisa de dissertação. Das entrevistas da dissertação e da bibliografia convergiram, repetitivamente, três eixos (família, coletivos como o Movimento Negro e, responsabilidade profissional). Desses ternários, propomos três práticas para promover a educação antirracista. Ao final expomos a Pedagogia Preta Feminista, sem concluí-la, pois a proposta é ser mais uma semente para a práxis antirracista.</span></p>2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.furg.br/reis/article/view/14827Análise e reflexões do filme medida provisória: Formas de (re)existências em um Brasil distópico2023-03-29T09:44:32-03:00Cledson Quadroscledsonquadros2@gmail.comFernanda Cruznandararissa@gmail.com<p>A presente resenha possui como objetivo expor e discutir a respeito do filme "Medida Provisória". É apontado no trabalho, portanto, uma visão geral do enredo da obra cinematográfica, aspectos pertinentes da mesma e a contextualização com a sociedade brasileira atual e o momento sócio-histórico de outrora. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica relativa aos temas diretamente ligados a obra, quais sejam: o racismo no Brasil, a desigualdade social, a pobreza, violência policial, entre outros. Dessa forma, buscou-se relacionar o filme futurista com a conjuntura social atual do país.</p>2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.furg.br/reis/article/view/14670Relações étnico-raciais na literatura infantojuvenil: Resenha do livro o pequeno príncipe preto2023-03-29T09:27:06-03:00Taislaene Araújo SantosTaislainearaujo59@gmail.comMarizete Lucinimarizetelucini@gmail.com<p>Resenha do livro de literatura infanto-juvenil, O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França, releitura do clássico O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Essa nova versão, apresenta a história do pequeno príncipe preto e de sua companheira, a baobá, com quem convive no pequeno planeta. O menino, carregando consigo as sementes de baobá e uma pipa, viaja por outros planetas espalhando as sementes, e junto com elas o amor e a empatia. Nesta resenha, buscou-se evidenciar as relações étnico-raciais e o respeito a diversidade na obra literária, bem como a análise de seus pontos positivos ou negativos.</p>2023-10-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023