Controvérsias em torno de uma imagem mariana: Nossa Senhora de Caravaggio e as faces de uma transformação

Autores

  • Adimilson Renato da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Maria Claudia Rodrigues Professora Ulbra/RS

Palavras-chave:

Imagens, Devoção Mariana, Controvérsia, Configurações de Visibilidade.

Resumo

O artigo descreve e analisa alguns desdobramentos sobre uma controvérsia pública produzida em torno da edificação da Imagem de Nossa Senhora de Caravagio, em Farroupilha, RS. Localizada em um trevo da rodovia que corta a cidade, a imagem indica a localização do santuário existente na região da serra gaúcha. O estudo foi realizado por inserções etnográficas e pesquisas em sites da web. Partindo dos modos públicos de aprovação ou reprovação da imagem mariana, destacamos serem reveladores as tensões daí decorrentes como processos de significar e agir com e sobre o mundo. A configuração de visibilidade destacada nesta arena de disputas pelos sentidos e usos das “faces de caravaggio” sublinham as relações emergentes entre religião e espaço público. Por outro lado, destaca também a convergência de projetos emaranhando-se na convergência da revitalização urbano-turística desta cidade e da região.

Biografia do Autor

Adimilson Renato da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012 e 2015). Atualmente é bolsista CAPES/PROSUP no Doutorado em Ciências Sociais-UNISINOS. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil (LapCAB). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: devoções marianas, festas religiosas, educação de jovens e adultos, corporeidade, políticas e processos de patrimonialização cultural, comunidades e coletividades artesãs, processos societários de disputa por recursos materiais e simbólicos.

Maria Claudia Rodrigues, Professora Ulbra/RS

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Sociais- PPGCS, Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS, Linha de Identidades e Sociabilidades. Mestrado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Universidade Luterana do Brasil,(2009/1-2011/1). Grupo e estudo "Cultura e Educação". Pós Graduada em Gestão Empresarial pela Ulbra,(2007). Pós Graduada em Informadores Turísticos pela Escuela de Turismo (vinculado a Universidad Rey Juan Carlo), Madrid, ES (2000). Graduada em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), com ênfase em Planejamento Público do Turismo. Atualmente é coordenador adjunta do CST em Gestão Financeira.

Downloads

Publicado

2019-04-16

Como Citar

da Silva, A. R., & Rodrigues, M. C. (2019). Controvérsias em torno de uma imagem mariana: Nossa Senhora de Caravaggio e as faces de uma transformação. Revista Eletrônica Interações Sociais, 2(2), 64–81. Recuperado de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/8595

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)