Chamada para o Dossiê: 20 anos da lei 10639: compromisso com a luta preta

2022-08-19

No ano de 2023 chegaremos a 20 anos de uma legislação que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, e tornou obrigatório o ensino da história afro-brasileira, a Lei 10639/2003. Mudança que se deve a longas décadas de discussão junto aos movimentos sociais, que pautam também a busca de um reconhecimento epistemológico junto à base curricular.
No entanto, cabe destacar que mesmo com uma legislação em vigente, ainda nos deparamos com uma abordagem educacional que gira em torno do eurocentrismo, da branquitude ou das famosas datas ditas comemorativas e muitas vezes totalmente desconfiguradas do objetivo do ensino de história e da cultura afro.
Entretanto, em paralelo, também observamos iniciativas comprometidas e que tem sido colocadas em prática no âmbito das instituições de ensino de todo o território nacional. Os debates em redes, coletivos e núcleos de pesquisa têm trazido diferentes dimensões para pensar o ensino da história africana, afro-brasileira e indígena: práticas metodológicas, problematização dos livros didáticos e dos currículos, conceitos, e fontes que tem quebrado paradigmas e fortalecido uma metodologia pautada pela cultura, diversidade e ação afirmativa.
O reconhecimento e a implementação da legislação e de práticas que valorizam tanto o conhecimento como o espaço dos movimentos sociais, da comunidade negra e dos povos tradicionais, torna-se não só uma discussão necessária nas instituições, mas também reflete a descolonização do conhecimento.
Sendo assim, o presente dossiê da Revista Interações Sociais, da área de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande pretende reunir artigos que se debrucem sobre práticas, discussões teóricas e abordagens comprometidas em discutir uma educação plural, pautada pela descolonização dos currículos, dos saberes e comprometidas com as lutas sociais pretas e antirracistas.
A submissão de textos será feita pelo site da revista, de acordo com as normas expressas para submissão em nosso site, até o dia 03 de outubro de 2022!

 

FICHA TÉCNICA:

Contato: revistainteracoessociais@furg.br
Previsão de publicação: Final de 2022.
Plataforma da Revista: https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions.
Organizadores do Dossiê:
Prof. Drª. Amanda Motta Castro (FURG/ IE)
Prof. Drª. Cassiane Paixão (FURG/Sociologia/ICHI)
Prof. Drª. Elaine Nascimento (Fiocruz- PI/PPGPP-UFPI)