Chamada para o Dossiê Antropologia e Educação: desafios interdisciplinares

2021-09-14

CHAMADA PARA O DOSSIÊ ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS INTERDISCIPLINARES

O dossiê Antropologia e Educação: desafios interdisciplinares da Revista Interações Sociais pretende reunir contribuições de pesquisadores e pesquisadoras que têm desenvolvido sua agenda na interface entre a antropologia e a educação, compreendendo que há inúmeras possibilidades de diálogo entre essas duas áreas do conhecimento, demandando aproximações interdisciplinares, que construam pontes entre os diferentes campos. Apesar da interação entre a antropologia e a educação vir de longa dada – pode-se dizer que desde os primórdios da antropologia há um profundo interesse dos antropólogos pelos processos de ensino e aprendizagem – o campo da antropologia da educação no Brasil, contudo esteja em contínua expansão, não se encontra plenamente consolidado. É importante mencionar que sendo um campo que se origina nas fronteiras, engloba tanto pesquisadores com formação estrita nas ciências sociais quanto aqueles com formação e atuação acadêmica em educação, constituindo, assim, uma comunidade de investigadores ativa, integrada a partir de diferentes redes de colaboração. Objetiva-se neste dossiê congregar relatos de pesquisas que abordem temas distintos como: etnografia em educação, diversidade cultural e educação, relações étnico-raciais, gênero e sexualidade, políticas públicas, relação de ensino e aprendizagem em espaços escolares e não escolares, etc.  A ênfase deve recair, portanto, numa perspectiva que se proponha pensar a educação desde a antropologia, e a repensar a antropologia desde a educação.

A submissão de textos será feita pelo site da revista, de acordo com as normas expressas para submissão, até o dia 30 de novembro de 2021!

Contato: <revistainteracoessociais@furg.br>. 

Previsão de publicação: Início de 2022.

Plataforma da Revista:  <https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions>. 

Organizadores do Dossiê:

Amurabi Oliveira

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Anderson Tibau

Universidade Federal Fluminense (UFF)