ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA)

Autores

  • Lisandra Oliveira Silva ESEF/UFRGS
  • Alvaro Rogério Costa Alves ESEF/UFRGS

Palavras-chave:

Educação Física. Estágio de Docência. Prática Pedagógica. Formação Inicial em Educação Física

Resumo

O presente artigo objetiva narrar às experiências vividas nos três Estágios de Docência (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande do Sul. A narrativa reflexiva está estruturada em quatro momentos centrais: Ideal, Real, Caos e Utopia. Metodologicamente, trata de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva-interpretativa, a partir de uma narrativa autobiográfica. Apontamos as principais conclusões: a) no Curso de Formação Inicial em Educação Física, os acadêmicos idealizam seus Projetos de Trabalho e, ao chegarem à escola, para o exercício docente, são impactados com a realidade escolar; b) diante deste choque, o estagiário/docente elabora práticas pedagógicas e estratégias de ensino que contribuem no processo de ensino e aprendizagem da Educação Física escolar; c) a importância do ensinar e aprender com práticas pedagógicas significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Oliveira Silva, ESEF/UFRGS

Docente do Departamento de Educação Física da ESEF/UFRGS

Alvaro Rogério Costa Alves, ESEF/UFRGS

Licenciado em Educação Física/UFRGS Estudante do Curso de Bacharelado em Educação Física/UFRGS

Downloads

Publicado

30-10-2019

Como Citar

Silva, L. O., & Alves, A. R. C. (2019). ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS EXPECTATIVAS INICIAIS (IDEALIZAÇÃO) À REALIDADE ESCOLAR (CAOS E UTOPIA). Revista Didática Sistêmica, 20(2), 106–119. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8295

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo