OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Hugo Norberto krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria
  • Patric Paludett Flores Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7481

Palavras-chave:

Educação Física. Educação Básica. Professores Iniciantes. Desafios.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos por professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB) no cotidiano educacional de uma rede de ensino pública de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi um questionário. A interpretação das informações coletadas foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes da EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que os professores de EF iniciantes na EB enfrentam vários desafios em seu cotidiano educacional e que podem ser categorizados, pela ordem, em: a) desafios ligados à estrutura da escola; b) desafios ligados aos alunos da EB; e, c) desafios ligados a si próprios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo Norberto krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Fisica (UFPel); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Associado Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UFSM; Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSM. (Mestrado)

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciada em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora do Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UNIFEBE); Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Educação Física (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

02-03-2018

Como Citar

krug, H. N., Krug, M. de R., Krug, R. de R., Telles, C., & Flores, P. P. (2018). OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Didática Sistêmica, 19(2), 14–28. https://doi.org/10.14295/rds.v19i2.7481

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo