Videogame na escola: a utilização do videogame Xbox e o sensor de movimentos kinect como recurso didático e estímulo ao processo de aprendizagem nas aulas de Educação Física

Cristiano Santos de Ávila

Resumo


Neste texto os exergames são abordados como recurso didático nas aulas de Educação Física unindo exercício físico e videogame, podendo ser um novo recurso pedagógica onde a disseminação de conhecimentos tecnológicos propiciam o aprendizado dos conteúdos específicos da área. Sendo assim,
aqui são apresentados resultados parciais de uma pesquisa que pretende responder a seguinte questão: Qual a percepção de alunos do último ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Rio Grande-RS, acerca da utilização do Xbox360 e o sensor de movimentos Kinect como recurso didático e estímulo ao processo de aprendizagem nas aulas de Educação Física? Para tal efetuou-se cinco intervenções com alunos que relataram suas percepções, respondendo à questionários semiestruturados. Neste trabalho, são apresentados e discutidos os primeiros resultados decorrentes
das intervenções previstas pela pesquisa que apresentam alguns relatos afirmando a possibilidade de aprendizado de alguns conteúdos da Educação Física com o uso dos EXGs.

Palavras-chave


Educação; Educação Física; Exergames

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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