O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas

Autores

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Renato Weiler Ristow
  • Robson Machado Borges Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Tática. Ensino. Basquetebol. Educação Física escolar.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a compreensão de professores de educação física que atuam em escolas públicas, sobre a importância da dimensão tática no ensino do basquetebol e a relação com o trabalho desenvolvido em suas aulas. Para tanto, nos meses de setembro a novembro de 2014 foram desenvolvidos questionários e observações em dez aulas de dois docentes com formação em educação física, que atuam na rede estadual de ensino de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que os professores consideram o ensino da tática importante quando se desenvolve o basquetebol. No entanto, demonstram desconhecer o conceito desse elemento e, de forma contraditória, não realizam o ensino da tática em suas aulas. Mais do que isso, os docentes não apresentam intenção de ensino, à medida que as raras intervenções realizadas não são intencionadas e não visam o aprendizado dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Evaldo Fensterseifer, Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1989), Especialização em Filosofia Politica (1990-UNIJUÌ) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1999). Professor adjunto do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado). Desenvolve pesquisa na área da Educação e Educação Física com ênfase na relação Linguagem, politica e educação. Membro da Rede de pesquisa interinstitucional que estuda as situações de abandono docente na área da Educação Física.

Renato Weiler Ristow

Graduado em Educação Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Robson Machado Borges, Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor de Educação Física pela Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009), mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professor da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, trabalhando no curso de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, pesquisando nos seguintes temas: metodologias de ensino dos esportes, formação de professores, Educação Física escolar e currículo e planejamento.

Downloads

Publicado

18-05-2016

Como Citar

Fensterseifer, P. E., Ristow, R. W., & Borges, R. M. (2016). O ensino do basquetebol na Educação Física Escolar: uma análise da compreensão de professores sobre a importância da tática e o trabalho desenvolvido nas aulas. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 57–67. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5453

Edição

Seção

Artigos