EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE

Autores

  • Minelly Azevedo da Silva IFRO
  • Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines Universidade Federal de Rondônia.
  • Willian Kennedy do Amaral IFRO

Palavras-chave:

Experimentação. Ensino de Ciências. Formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta um recorte inicial de uma investigação associada com a formação de professores de ciências desenvolvida em colaboração com bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência – PIBID e uma professora do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Colorado do Oeste/RO, tendo como problema a formação de professores para desenvolvimento de atividades práticas no ensino de Ciências com características investigativas, contribuindo com sua formação, melhoria de suas ações pedagógicas e aperfeiçoamento profissional durante sua formação inicial. O objetivo foi compreender como a experimentação contribui com o processo formativo de futuros professores e com a promoção de aprendizagem significativa. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com um primeiro momento de observação dos bolsistas atuando na escola de ensino fundamental em aulas práticas de Ciências. Constatou-se que as aulas práticas dadas pelos bolsistas no período de observação eram, na sua grande maioria, reprodutivistas, descontextualizadas, valorizando aprendizados conceituais e verificações de teorias, e passaram gradativamente para práticas que se limitaram à mera reprodução de experimentos, as práticas não incluíam questionamentos, observações e envolvimento dos alunos em todo o processo de construção do seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Minelly Azevedo da Silva, IFRO

Professora de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus COLORADO DO OESTE/RO. Mestre em Educação pela Unir.

Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Universidade Federal de Rondônia.

Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Rondônia. Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

Willian Kennedy do Amaral, IFRO

Professor de Sociologia do IFRO - Campus Colorado do Oeste/RO. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na linha de pesquisa sobre Movimentos Sociais, Política e Educação Popular.

Downloads

Publicado

03-07-2017

Como Citar

Silva, M. A. da, Martines, E. A. L. de M., & Amaral, W. K. do. (2017). EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORE. Revista Didática Sistêmica, 18(1), 3–28. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5188

Edição

Seção

Artigos