A avaliação nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS

Autores

  • Natacha Silva Tavares UFRGS
  • Denise Grosso Fonseca UFRGS

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Avaliação, Avaliação em Educação Física Escolar

Resumo

Este artigo provém de uma pesquisa realizada, em duas escolas públicas da cidade de Viamão/RS, com duas professoras de Educação Física, com o propósito de compreender as concepções de avaliação subjacentes à prática pedagógica das referidas docentes. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado através de análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações. O processo de análise indica que a prática pedagógica e avaliativa das professoras transita entre distintas concepções e que, no entanto, não há uma intencionalidade pedagógica, a orientar o processo de ensinoaprendizagem-avaliação desenvolvido pelas mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natacha Silva Tavares, UFRGS

Graduada em Educação Física- Licenciatura- ESEF/UFRGS (2014). Graduanda em Educação Física/Bacharelado. Atua como monitora na disciplina de Fundamentos da Educação Física no Ensino Fundamental na ESEF/UFRGS (2014/2 e 2015/1).

Denise Grosso Fonseca, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É coordenadora do GEDAEF Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física e participante dos grupos F3P-EFICE - Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e DIMEEF Grupo de Pesquisa em Didática e Metodologia de Ensino em Educação Física (ESEF/UFRGS).

Downloads

Publicado

08-06-2015

Como Citar

Tavares, N. S., & Fonseca, D. G. (2015). A avaliação nas aulas de educação física em escolas de Viamão/RS. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 113–127. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5123

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo