<b>A copa do mundo de futebol do Vale Taquari (RS): Memórias do clássico das Barrancas</b>

Autores

  • Carolina Fernandes da Silva Escola de Educação Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Renan Vigolo da Silva
  • Janice Zarpellon Mazo

Palavras-chave:

Futebol. História do Esporte. Clubes

Resumo

O presente estudo histórico pretende reconstruir as memórias da disputa futebolística conhecida como “clássico das barrancas”, que ocorreu entre dois dos principais clubes do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul: o Clube Esportivo Lajeadense e o Estrela Futebol Clube. Com o passar dos anos a rivalidade entre esses clubes aumentou e os jogos disputados ganharam em competitividade e emoção. A pesquisa foi construída por meio de fontes impressas oriundas de jornais, entrevistas e livros. Na documentação analisada identificou-se que o “clássico das barrancas” é a marca da rivalidade entre os dois clubes de futebol. Palavras-Chave: Futebol, História do Esporte, Clubes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes da Silva, Escola de Educação Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH/ESEF/UFRGS. Mestra no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano com bolsa CAPES. Especialista em Cinesiologia pela ESEF/ UFRGS. Graduada em Educação Física com licenciatura plena pela Universidade da Região da Campanha (2002). Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte. Membro integrante do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte- NEHME- ESEF/UFRGS, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, remo, história cultural, identidades culturais. Participante do 19th International Seminar on Olympic Studies for Postgraduate Students of the International Olympic Academy, ocorrido em Olímpia - Grécia, em 2012.

Renan Vigolo da Silva

Licenciado em Educação Física – ESEF/UFRGS

Janice Zarpellon Mazo

Prof.ª Dr.ª do PPGCMH da ESEF/UFRGS. Coordenadora do NEHME

Downloads

Publicado

04-02-2013

Como Citar

Silva, C. F. da, Silva, R. V. da, & Mazo, J. Z. (2013). <b>A copa do mundo de futebol do Vale Taquari (RS): Memórias do clássico das Barrancas</b>. Revista Didática Sistêmica, 14(2), 111–124. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3012

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo