A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química: contribuições para a produção de saberes docentes

Marli Dallagnol Frison, José Claudio Del Pino

Resumo


Neste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário frente à situações da sala de aula; potencialidade e limitações na produção de propostas inovadoras para o ensino de Química; e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções.

Palavras-chave


Formação de professores. Saberes docentes. Ensino de Química.

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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