<b>Saberes mobilizados no desenvolvimento das habilidades motoras básicas na eduacação física escolar</b>

Autores

  • Flávia Marchi Nascimento
  • Leontine Lima dos Santos
  • Daniélle Müller de Andrade
  • Fabiana Celente Montiel
  • Mariângela da Rosa Afonso
  • Suzete Chiviacowsky

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v11i0.1758

Palavras-chave:

Habilidades motoras. Saberes docentes. Educação física. Escola.

Resumo

O estudo pretendeu examinar as práticas metodológicas e os saberes mobilizados para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas em alunos de 1º ano do Ensino Fundamental. Participaram deste, cinco escolas privadas, da cidade de Pelotas-RS. Como metodologia utilizouse observações assistemáticas das aulas de Educação Física e uma entrevista semi-estruturada com os professores. Os resultados demonstraram que os docentes apóiam-se prioritariamente em saberes práticos, mas em muitos momentos desvinculados de atualizações e reflexões diante das práticas cotidianas. Salienta-se a importância de um professor atuante, reflexivo e que contribua na aproximação entre teoria e prática durante suas ações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Marchi Nascimento

Mestranda em Educação Física ESEF/UFPel e membro do GPEFE

Downloads

Publicado

03-02-2011

Como Citar

Nascimento, F. M., Santos, L. L. dos, Andrade, D. M. de, Montiel, F. C., Afonso, M. da R., & Chiviacowsky, S. (2011). <b>Saberes mobilizados no desenvolvimento das habilidades motoras básicas na eduacação física escolar</b>. Revista Didática Sistêmica, 11, 234–246. https://doi.org/10.14295/rds.v11i0.1758

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo