<b>Meio ambiente como tema integrador de projetos: uma proposta interdisciplinar</b>

Autores

  • Aline Pinto Amorim
  • Daniele Barros Jardim
  • Rejane Magano Souza

Palavras-chave:

Meio ambiente. Educação estético-ambiental. Integração de projetos.

Resumo

O presente texto busca elucidar a experiência da integração de três projetos desenvolvidos no Colégio Estadual Lemos Júnior no ano de 2008, na cidade do Rio Grande/RS. A integração dos diferentes projetos surgiu da necessidade de envolver os alunos em prol do tema – meio ambiente – visando à divulgação da problemática ecológico-sócio-ambiental bem como a sua comunicação no ambiente interno da escola. A metodologia para a integração dos mesmos envolveu atividades de oficinas estéticas como a construção de um conceito de meio ambiente; a problematização acerca dos gastos desnecessários na manutenção da escola; levantamento das necessidades e interesses dos alunos em relação ao ambiente escolar; visita de ambientação estética pelos espaços pedagógicos da escola, sessões de vídeos e a criação de um mural com informações sobre o tema. Tal integração objetivou ministrar uma modalidade de Educação Ambiental a qual possibilitou a reflexão no que tange à concepção integral de homem e meio ambiente enquanto totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Pinto Amorim

Especialização em Rio Grande do Sul pela Universidade Federal do Rio Grande, Brasil(2003) agente educacional - interação com o educando do Colégio Estadual Lemos Junior, Brasil. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Amorim, A. P., Jardim, D. B., & Souza, R. M. (2010). <b>Meio ambiente como tema integrador de projetos: uma proposta interdisciplinar</b>. Revista Didática Sistêmica, 11, 74–87. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1648

Edição

Seção

Artigos