<b>Jogos paraolímpicos de Pequim em 2008: reconstruindo a participação das atletas brasileiras</b>

Autores

  • Brandel José Pacheco Lopes Filho
  • Tiago Oviedo Frosi
  • Janice Zarpellon Mazo

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1605

Palavras-chave:

Jogos paraolímpicos, História, Esporte, Mulheres.

Resumo

Os Jogos Paraolímpicos são considerados um destacado acontecimento do mundo esportivo atual. Nesses eventos, a participação de atletas brasileiros tem aumentado muito em quantidade, como também em qualidade no desempenho nos últimos anos. A presente pesquisa se propõe a reconstruir a participação das atletas paraolímpicas brasileiras nos Jogos Paraolímpicos de 2008 em Pequim. Para tanto, foram consultados artigos de periódicos, livros, anais de congresso, portais de notícias na internet, páginas na internet de órgãos nacionais e internacionais, além de manuais de orientação do projeto “Paraolímpicos do Futuro”, editados e disponibilizados pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brandel José Pacheco Lopes Filho

Graduando em Bacharelado em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em Educação Física da UFRGS.

Tiago Oviedo Frosi

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF-UFRGS). Participa do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Janice Zarpellon Mazo

Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Tutora do grupo PET Educação Física UFRGS. Coordena o Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

Pacheco Lopes Filho, B. J., Oviedo Frosi, T., & Zarpellon Mazo, J. (2011). <b>Jogos paraolímpicos de Pequim em 2008: reconstruindo a participação das atletas brasileiras</b>. Revista Didática Sistêmica, 12, 64–80. https://doi.org/10.14295/rds.v12i0.1605

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo